Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47224
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dc.contributor.advisor1Fátima Ferreira Roquetept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208676116502843pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Márcia Mascarenhas Alemãopt_BR
dc.contributor.referee1Fátima Ferreira Roquetept_BR
dc.contributor.referee2Márcia Mascarenhas Alemãopt_BR
dc.contributor.referee3Adriane Vieirapt_BR
dc.contributor.referee4Luciana de Gouvêa Vianapt_BR
dc.creatorAline Rodrigues Cisarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5193550548426229pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T11:32:58Z-
dc.date.available2022-11-16T11:32:58Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47224-
dc.description.resumoA Administração Pública moderna tem como núcleo de atuação suas atividades-fim, transferindo para terceiros os serviços considerados secundários, em consonância com o princípio constitucional da eficiência. A dinâmica dos mercados tem exigido das organizações artefatos gerenciais que possibilitem maiores níveis de controle, com o objetivo de mensurar o desempenho e manter-se em um ambiente competitivo. Uma efetiva gestão da terceirização exige a estruturação de indicadores de desempenho para acompanhamento dos serviços prestados. O sucesso de um sistema de gestão pode estar ligado às informações fornecidas no processo de medição do desempenho, além do monitoramento necessário. O investimento das instituições de saúde em ferramentas capazes de auxiliar os gestores de serviços terceirizados no monitoramento do desempenho das contratações oferece oportunidade para o avanço na melhoria da eficiência operacional. Assim, o objetivo do presente estudo foi desenvolver um modelo de Indicadores-chave de Desempenho (Key Performance Indicators - KPIs) para os contratos terceirizados de hotelaria e infraestrutura em um hospital universitário federal (HUF). Para o cumprimento desse objetivo, fez-se necessário: descrever e analisar os indicadores utilizados para cada contrato selecionado; identificar as fragilidades no processo de construção de indicadores, monitoramento do desempenho dos serviços e oportunidades de melhoria, na visão dos gestores; e propor os KPIs a serem utilizados para cada contrato terceirizado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória descritiva, adotando-se o método do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com 14 pessoas, entre gestores e fiscais técnicos de contrato formalmente nomeados para a função. Um painel de especialistas foi realizado com profissionais selecionados como experts no objeto de estudo desta pesquisa, de forma a se alcançar determinado grau de consenso acerca do modelo de KPIs a ser utilizado para os contratos terceirizados selecionados. Como resultados da pesquisa, identificou-se, portanto, a necessidade de padronização dos Instrumentos de Medição de Resultados (IMRs) de modo a aferir se a quantidade, a qualidade, o tempo e o modo da prestação dos serviços terceirizados estão compatíveis com os indicadores de níveis mínimos de desempenho estipulados no ato convocatório, para efeito de pagamento conforme o resultado; a aferição do IMR por meio de ferramentas informatizadas para verificação do resultado quanto à qualidade e quantidade pactuadas; a capacitação das equipes para a correta aplicação do IMR; e, por fim, a realização da gestão do desempenho dos contratos terceirizados de hotelaria hospitalar e infraestrutura por meio de um modelo de KPIs para monitoramento dos aspectos mais críticos e estratégicos das contratações. Espera-se que os resultados do estudo possibilitem níveis mais altos de controle aos gestores públicos, mensurando o desempenho dos serviços terceirizados centrados nos aspectos que são mais críticos para o sucesso da organização. Sugere-se a continuidade do estudo, avaliando a efetividade da aplicação do modelo de KPIs no monitoramento dos contratos terceirizados de Hotelaria e Infraestrutura do HUF e, indo mais além, a construção de um painel Power BI para exibição dos resultados e monitoramento no âmbito do HUF, com vistas à otimização dos recursos destinados à saúde e, consequentemente, melhoria contínua da gestão pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços Terceirizadospt_BR
dc.subjectDesempenho Hospitalarpt_BR
dc.subjectIndicadores-chave de Desempenhopt_BR
dc.subject.otherServiços Terceirizadospt_BR
dc.subject.otherDesempenho Profissionalpt_BR
dc.subject.otherIndicadores de Gestãopt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleModelo de indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators - KPIS) para os contratos terceirizados de hotelaria e infraestrutura em um hospital universitário federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2176-570Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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