Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47232
Type: Dissertação
Title: Instituição de acolhimento a crianças e adolescentes em Belo Horizonte: contextualização, regulação e atuação
Authors: Rita Ana da Silva Lima
First Advisor: Eugenia Ribeiro Valadares
First Co-advisor: Maria Bernadete de Carvalho
Abstract: Este projeto tem como objetivos conhecer a história de institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil e contextualizar uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes com trajetória de vidas nas ruas em Belo Horizonte, Brasil, descrevendo como ela trabalha segundo as normas técnicas do Conselho Nacional da Criança e do adolescente (CONANDA) para a reintegração familiar. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão da literatura sobre a história das políticas brasileiras para crianças e adolescentes em situação de risco; mapeamento de instituições de acolhimento em Belo Horizonte; seleção de uma instituição representativa para descrever sua relação com os órgãos públicos reguladores e seu modo de atuação no trabalho de reinserção familiar de crianças e adolescentes sob seus cuidados. Adotou-se, segundo as exigências de cada etapa da pesquisa, as técnicas de revisão bibliográfica, de observação simples e de entrevista, sob consentimento livre e esclarecido. A instituição de acolhimento Ministério Programa Criança Feliz (MPCF) conseguiu, durante sua atuação, realizar número significativo de reintegrações, exemplificadas em narrativas de três famílias. O MPCF evidenciou inúmeras fragilidades técnicas e financeiras e optou pela mudança de metodologia trocando o acolhimento institucional na forma de abrigo ou casa lar pela atenção dia, no contraturno escolar. Seu objetivo atual é a prevenção do rompimento de vínculos de crianças e adolescentes e suas famílias em seu contexto sócio familiar, mantendo sua missão e valores. Essa pesquisa evidencia a necessidade de uma maior articulação entre as instituições e os órgãos públicos para a melhoria do atendimento.
Abstract: This project aims to know the history of children and adolescents institutionalized in Brazil and contextualize one host institution for street children and adolescents in Belo Horizonte, Brazil, analyzing how it works for family reintegration according to the technical rules of the National Council for Children and Adolescents (CONANDA). The methodology for this purpose included: literature review about the history of the Brazilian policies for children and adolescents at risk; mapping of host institutions in Belo Horizonte; selection of a representative institution to report its relationship with the public regulatory agencies and its performance to work with family reintegration. According to the requirements of each stage of the research, it was realized technical literature review and simple observation and interview under informed consent. The host institution “Ministério Programa Criança Feliz” (Happy Child Program, MPCF) conducted significant number of reinsertions, exemplified in stories of three families. The MPCF faced numerous technical and financial weaknesses and opted to change the institutional care in the form of shelter for day care after school. Its current goal is the prevention of breaking of family bonds between child or adolescent with their families in their social context, while maintaining its mission and values. This research highlights the need for a better articulation between the institutions and public agencies to improve service.
Subject: Acolhimento
Institucionalização
Abrigo
Políticas Públicas
Criança Institucionalizada
Adolescente Institucionalizado
Família
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47232
Issue Date: 31-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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