Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47241
Type: Dissertação
Title: O processo de produção na animação brasileira contemporânea: um estudo sobre Uma história de amor e fúria
Authors: Eduardo dos Santos Oliveira
First Advisor: Maurício Silva Gino
First Referee: Antonio César Fialho de Sousa
Second Referee: Luhan Dias Souza
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre o processo de produção de longas-metragens animados no Brasil, por meio da verificação das etapas de realização do longa-metragem de animação brasileiro Uma História de Amor e Fúria, de 2013, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi. Para isso, a pesquisa se apoia em referências bibliográficas, como a dissertação de Antônio Fialho, de 2005, sobre a metodologia da animação clássica e, também, a terceira edição do livro Producing Animation (2020), das autoras Catherine Winder e Zahra Dowlatabadi, sobre o processo de produção na animação. Como metodologia, utilizou-se o levantamento documental, com a análise do próprio filme e de materiais referentes a ele (vídeo documental sobre a produção, entrevistas com o diretor ou com membros da equipe). Além do longa-metragem de Bolognesi, sete outros filmes brasileiros foram escolhidos para terem parte de seus processos analisados. Os filmes são de épocas e técnicas diferentes, com o intuito de acompanhar a evolução da produção brasileira ao longo das décadas. Observou-se que, dentre outras questões, a parte financeira influencia o processo de realização dos filmes de animação nacionais, por terem orçamentos menores em comparação às grandes produções estrangeiras. Dessa forma, não conseguem incorporar todo o processo de realização desses estúdios.
Abstract: The present work aims to enable a reflection on the production process of animated feature films in Brazil, through the selection of the production stages of the Brazilian animated feature “Uma História de Amor e Fúria”, from 2013, written and directed by Luiz Bolognesi. In order, the research is based on bibliographic research, such as the dissertation by Antônio Fialho, from 2005, on the methodology of classic animation and, also, the third edition of the book Producing Animation (2020), by the authors Catherine Winder and Zahra Dowlatabadi, about the production process in animation. As a methodology, the documentary research was used, with the analysis of the film itself and material references to it (making of, interviews with the director or with members of the team). In addition to Bolognesi's feature film, seven other Brazilian films were chosen to have part of their processes studied. The films are from different periods and techniques, with the aim of following the evolution of Brazilian production over the decades. It was observed that, among other issues, the financial matter influences the production process of national animated films, as their budgets are smaller compared to large foreign productions. Thus, they cannot incorporate the entire making process of these studios.
Subject: Uma história de amor e fúria (Animação)
Animação (Cinematografia) - Brasil - História e crítica
Animação (Cinematografia)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47241
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Eduardo_UFMG - Digital PDFA.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.