Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47246
Type: Tese
Title: O que é ser jovem do campo para a juventude da EFA Paulo Freire?
Authors: Júlio César de Almeida Pacheco
First Advisor: Maria Isabel Antunes-Rocha
Abstract: O trabalho consiste em uma investigação sobre a juventude do campo desenvolvida com jovens da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), localizada no município de Acaiaca/MG. O objetivo foi conhecer as Representações Sociais elaboradas por esse grupo sobre o que ele considera ser jovem do campo e, partindo das representações historicamente elaboradas sobre o que é a juventude contidas na literatura do tema, perceber as mudanças representacionais expressas pelo grupo participante dessa pesquisa. Nesse sentido, foram utilizados textos redigidos pelo grupo de estudantes da EFAP no final do ano de 2019, questionários aplicados no início de 2020 e um diário de campo elaborado pelo pesquisador ao longo de seu processo de doutoramento entre os anos de 2018 e 2021 como ferramentas metodológicas para a construção dos dados. Os materiais elaborados nesse desenvolvimento metodológico foram analisados a partir de leituras criteriosas e sistematizados com foco em questões que diziam sobre aspectos relacionados à educação, trabalho, saúde, lazer e cultura, bem como as impressões sobre o lugar de vida dos jovens participantes e de seu cotidiano experienciados em suas comunidades rurais. A partir da noção de colonialidade desenvolvida nessa tese e de seu confronto com as lutas sociais encampadas pela Educação do Campo, discorremos sobre as disputas em choque que essas duas perspectivas antagônicas trazem à interpretação da realidade camponesa no Brasil. Os resultados apontam a persistências de representações sociais aproximadas daquelas encontradas na literatura sobre o tema, mas também indicam representações que apontam a identificação da juventude do campo com a vida no campo, especialmente nas dimensões da sociabilidade, do lazer, dos ritmos de vida rural, estéticos e paisagísticos. Contudo, seguem sendo gargalos que pressionam a juventude quanto a sua permanência no campo as questões ligadas ao mundo do trabalho e das oportunidades educacionais. Se a literatura que trata sobre a juventude representou historicamente a juventude e, em especial a juventude do campo, como desinteressada e descompromissada, nossa pesquisa aponta que a juventude está envolvida com as questões do universo camponês, mas exige outros olhares mais complexos que considerem novas questões vivenciadas pelas novas condições trazidas pelas mudanças na dinâmica agrária brasileira. A juventude do campo representa o ser jovem inserida em sua realidade social, política e cultural e exige um tratamento mais aprofundado de outras dimensões que extrapolam os aspectos simplesmente associados às questões trazidas na literatura clássica sobre ser jovem e demandam novos e mais complexos estudos sobre o tema.
Subject: Educação
Educação do campo
Escolas rurais
Juventude rural - Representações sociais
Comunidades agrícolas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47246
Issue Date: 29-Jul-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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