Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47261
Tipo: Dissertação
Título: O valor da ressonância de Mamas em assimetrias e distorções mamográficas
Autor(es): Bruno Henrique Alvarenga
primer Tutor: Marcelo Henrique Mamede Lewer
Resumen: Introdução: O câncer de mama é o mais frequente na mulher e também uma causa importante de morte, mas o rastreamento, diagnóstico e tratamento precoce podem reduzir o número de óbitos por essa doença. Porém, nem sempre a mamografia, de rastreamento, fornece um diagnóstico preciso, sendo uma situação frequente as assimetrias e distorções arquiteturais que são frequentemente descritas como achados inconclusivos e nem sempre a ultrassonografia auxilia na condução destes casos. Logo, a Ressonância Magnética de mamas (RMm) surge como uma alternativa para predizer a malignidade. Objetivo: Determinar se a RMm é capaz de predizer uma lesão maligna, diante de um achado inconclusivo ou afastar com segurança a possibilidade de malignidade. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo no sistema de prontuário eletrônico do Hospital Felício Rocho, que avaliou a indicação de todos os exames de RMm nos últimos 6 anos e realizou o seguimento dos pacientes com achados inconclusivos. Os grupos foram divididos com base no resultado da RMm positiva ou negativa e avaliado a sensibilidade e especificidade do método. Resultados: A RMm apresentou sensibilidade de 100% para detecção de tumor invasor, resultando em um valor preditivo negativo 100% e especificidade de 77,65%. Entre os resultados de RMm positivas, encontramos dois possíveis preditores para estratificar os casos verdadeiros positivos e falsos positivos, sendo eles o tipo de achado (nódulo ou realce não nodular) e a curva de impregnação de contraste. Discussão: Levantamos a hipótese de uma alternativa para conduzir os casos de achados inconclusivos no rastreamento mamário, utilizando a RMm como instrumento para afastar a malignidade da lesão suspeita ou indicar uma cirurgia precoce em uma lesão altamente suspeita. A RMm mostrou-se eficiente para afastar a malignidade, contudo ainda apresenta um número elevado de falsos positivos, apesar disso nosso estudo conseguiu menos falsos-positivos quando comparado a estudos semelhantes da literatura. Conclusão: A RMm pode ser uma alternativa diante de casos duvidosos principalmente para exclusão de malignidade enquanto não possuímos estudos prospectivos randomizados.
Asunto: Neoplasias da Mama
Espectroscopia de Ressonância Magnética
Programas de Rastreamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47261
Fecha del documento: 20-jun-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação - Bruno Henrique Alvarenga - Versão final 2.pdfDissertação com correções solicitadas2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.