Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurício Silva Ginopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879961697242165pt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Freire Loyolapt_BR
dc.creatorMilene Brenda Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T16:12:00Z-
dc.date.available2022-11-17T16:12:00Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47281-
dc.description.abstractThis reflection on the possible practices that have been developed with the use of mobile devices in the teaching of Art classes within the school. The photography and video resources of these devices, as a learning tool, were related to education, art and digital inclusion. With the new era of technologies and the easy access to these devices by teenagers, we can see the importance of this vehicle for training, expression, critical thinking and the ability to build collectively. The teacher, in the role of mediator, must seek innovations to expand his area of knowledge, aiming to use other didactic resources, in addition to the conventional ones, guaranteeing the interest and continuity of the students' development, expanding their view of the school environment, making them attractive and reflective in relation to Art.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, levanta uma reflexão sobre as práticas possíveis que foram desenvolvidas com o uso de dispositivos móveis no ensino das aulas de Arte dentro da escola. Os recursos de fotografia e vídeo desses dispositivos, enquanto ferramenta de aprendizagem, foram relacionados a educação, a arte e a inclusão digital. Com a nova era de tecnologias e com o fácil acesso a esses dispositivos pelos adolescentes, podemos perceber a importância desse veículo para a formação, expressão, pensamento crítico e a capacidade de construir coletivamente. O professor, no papel de mediador, deve buscar inovações para expandir sua área do conhecimento, visando utilizar outros recursos didáticos, além dos convencionais, garantindo o interesse e continuidade do desenvolvimento dos alunos, ampliando o olhar destes em relação ao ambiente escolar, tornando-lhe atrativo e reflexivo em relação à Arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleImagem digital: o ensino da arte e a utilização de dispositivos móveis como recurso didáticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_versao_final_milenepereira_atualizada.pdf-1.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.