Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47288
Type: Dissertação
Title: Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais
Other Titles: Migrations and school trajectories of the student cohort from 2008 to 2019, in Minas Gerais
Authors: Thiago Zordan Malaguth
First Advisor: José Irineuu Rangel Rigotti
metadata.dc.contributor.advisor2: Renato Moreira Hadad
First Referee: Luciana Soaers Luz do Amaral
Second Referee: José Francisco Soares
Third Referee: Juliana de Lucena Ruas Riani
Abstract: A migração dos estudantes é um importante fenômeno que pode ter implicações para o resultado educacional das crianças e jovens. Coleman (1988 e 1990) propôs que o capital social fora da família exerce importante papel na construção do capital humano dos indivíduos, e que as migrações podem levar à sua ruptura desse capital social, repercutindo negativamente no do resultado educacional dos estudantes migrantes. São poucos os estudos que avaliaram a influência da migração na escolaridade dos indivíduos, sobretudo no contexto dos países em desenvolvimento. Este trabalho busca contribuir com o debate em questão, analisando a relação entre as migrações internas e o fluxo escolar da coorte de estudantes de Minas Gerais matriculados no 1º ano do ensino fundamental em 2008. Especificamente, busca-se responder a duas perguntas centrais: existe seletividade relacionada ao fluxo escolar na migração de estudantes? Após a migração, o fluxo escolar dos estudantes se torna mais irregular quando comparado com os estudantes não migrantes? Para tanto, foi utilizada a base de dados longitudinais com informações sobre fluxo escolar do Censo Escolar, no período de 2008 a 2019. A estratégia analítica utilizada para investigar a relação entre migração e fluxo escolar foi comparar as proporções de estudantes migrantes e não migrantes com fluxo regular até o ano calendário da primeira migração, assim como as taxas de promoção desses alunos a partir do ano em que ocorreu a primeira migração. Os resultados sugerem uma associação negativa entre migração e o fluxo escolar após o movimento migratório. A variação negativa no resultado é observada imediatamente após a migração e tende a se reduzir com o tempo. A variação negativa é maior para estudantes que migraram pela primeira vez quando eram mais velhos. Por outro lado, os movimentos feitos em anos correspondentes a transições de etapas da educação básica apresentaram um padrão de seletividade e variação diferente dos demais anos, principalmente no caso da transição para o ensino médio. A proporção de estudantes regulares da coorte que migrou pela primeira vez em 2016 é 1,24 vezes a de não migrantes no ano da migração. Além dessa grande diferença na regularidade do fluxo acumulado até o ano da migração, após o movimento, a taxa de promoção dos estudantes que migraram apenas uma vez continua superior àquela observada entre os não migrantes.
Abstract: The migration of students is an important phenomenon that may have implications for the educational outcome of children and teenagers. Coleman (1988 and 1990) suggested that social capital outside the family would play an essential role in the construction of individuals' human capital, and migrations could rupture this social capital, leading to a worsening educational outcome of migrants. Few studies have evaluated the influence of migration on individuals' school achievement, especially in the context of developing countries. This master's dissertation aims to analyze the relationship between migrations and school flow of the cohort of students from Minas Gerais enrolled in the 1st grade of secondary school in 2008. Therefore, two guiding questions were elaborated for the work: Is there selectivity related to the school flow in the migration of students? After migration, does the school flow of students become more irregular compared to non-migrant students? This work uses a longitudinal database with school flow information from 2008 to 2019. The strategy used to analyze the relationship between migration and school flow was the comparison between migrants and non-migrants of the proportions of students with a regular school trajectory until the calendar year of the first migration and the promotion rates from the year in which the first migration took place. The analysis indicates a negative relationship between migration and school flow after the movement. The negative variation in the result is observed immediately after the movement and tends to decrease with time. The negative variation is greater for students who migrated for the first time when they were older. Nonetheless, the movements in years corresponding to transitions from elementary to middle school or from middle to high school had a pattern of selectivity and variation different from the other years, especially in the case of transition to high school. The proportion of regular students in the cohort who migrated for the first time in 2016 is 1.24 times that of non-migrants. For these migrants, after the movement, the promotion rate of students who migrated once remained higher than non-migrants.
Subject: Migração interna
Brasil
Educação
Demografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47288
Issue Date: 12-Sep-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Malaguth - Dissertação [ATUALIZADA PÓS BANCA].pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons