Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Irineuu Rangel Rigottipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454271156470204pt_BR
dc.contributor.advisor2Renato Moreira Hadadpt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0625949821838160pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Soaers Luz do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee2José Francisco Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Juliana de Lucena Ruas Rianipt_BR
dc.creatorThiago Zordan Malaguthpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8033833156953654pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T17:02:24Z-
dc.date.available2022-11-17T17:02:24Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47288-
dc.description.abstractThe migration of students is an important phenomenon that may have implications for the educational outcome of children and teenagers. Coleman (1988 and 1990) suggested that social capital outside the family would play an essential role in the construction of individuals' human capital, and migrations could rupture this social capital, leading to a worsening educational outcome of migrants. Few studies have evaluated the influence of migration on individuals' school achievement, especially in the context of developing countries. This master's dissertation aims to analyze the relationship between migrations and school flow of the cohort of students from Minas Gerais enrolled in the 1st grade of secondary school in 2008. Therefore, two guiding questions were elaborated for the work: Is there selectivity related to the school flow in the migration of students? After migration, does the school flow of students become more irregular compared to non-migrant students? This work uses a longitudinal database with school flow information from 2008 to 2019. The strategy used to analyze the relationship between migration and school flow was the comparison between migrants and non-migrants of the proportions of students with a regular school trajectory until the calendar year of the first migration and the promotion rates from the year in which the first migration took place. The analysis indicates a negative relationship between migration and school flow after the movement. The negative variation in the result is observed immediately after the movement and tends to decrease with time. The negative variation is greater for students who migrated for the first time when they were older. Nonetheless, the movements in years corresponding to transitions from elementary to middle school or from middle to high school had a pattern of selectivity and variation different from the other years, especially in the case of transition to high school. The proportion of regular students in the cohort who migrated for the first time in 2016 is 1.24 times that of non-migrants. For these migrants, after the movement, the promotion rate of students who migrated once remained higher than non-migrants.pt_BR
dc.description.resumoA migração dos estudantes é um importante fenômeno que pode ter implicações para o resultado educacional das crianças e jovens. Coleman (1988 e 1990) propôs que o capital social fora da família exerce importante papel na construção do capital humano dos indivíduos, e que as migrações podem levar à sua ruptura desse capital social, repercutindo negativamente no do resultado educacional dos estudantes migrantes. São poucos os estudos que avaliaram a influência da migração na escolaridade dos indivíduos, sobretudo no contexto dos países em desenvolvimento. Este trabalho busca contribuir com o debate em questão, analisando a relação entre as migrações internas e o fluxo escolar da coorte de estudantes de Minas Gerais matriculados no 1º ano do ensino fundamental em 2008. Especificamente, busca-se responder a duas perguntas centrais: existe seletividade relacionada ao fluxo escolar na migração de estudantes? Após a migração, o fluxo escolar dos estudantes se torna mais irregular quando comparado com os estudantes não migrantes? Para tanto, foi utilizada a base de dados longitudinais com informações sobre fluxo escolar do Censo Escolar, no período de 2008 a 2019. A estratégia analítica utilizada para investigar a relação entre migração e fluxo escolar foi comparar as proporções de estudantes migrantes e não migrantes com fluxo regular até o ano calendário da primeira migração, assim como as taxas de promoção desses alunos a partir do ano em que ocorreu a primeira migração. Os resultados sugerem uma associação negativa entre migração e o fluxo escolar após o movimento migratório. A variação negativa no resultado é observada imediatamente após a migração e tende a se reduzir com o tempo. A variação negativa é maior para estudantes que migraram pela primeira vez quando eram mais velhos. Por outro lado, os movimentos feitos em anos correspondentes a transições de etapas da educação básica apresentaram um padrão de seletividade e variação diferente dos demais anos, principalmente no caso da transição para o ensino médio. A proporção de estudantes regulares da coorte que migrou pela primeira vez em 2016 é 1,24 vezes a de não migrantes no ano da migração. Além dessa grande diferença na regularidade do fluxo acumulado até o ano da migração, após o movimento, a taxa de promoção dos estudantes que migraram apenas uma vez continua superior àquela observada entre os não migrantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Demografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectFluxo Escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemografiapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject.otherMigração internapt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDemografiapt_BR
dc.titleMigrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMigrations and school trajectories of the student cohort from 2008 to 2019, in Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6489-6446pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Malaguth - Dissertação [ATUALIZADA PÓS BANCA].pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons