Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47320
Type: Tese
Title: Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
Other Titles: Colonial Serro and Diamantina: a review of Curt Lange's musicological practice
Authors: Rachel Tupynambá de Ulhôa
First Advisor: Edite Maria Oliveira da Rocha
First Referee: Loque Arcanjo Júnior
Second Referee: Renato Pereira Torres Borges
Third Referee: Paulo Augusto Castagna
metadata.dc.contributor.referee4: Modesto Flávio Chagas Fonseca
Abstract: O objetivo geral da tese é avaliar a prática musicológica de Francisco Curt Lange (1903-1997) por meio dos seus documentos de pesquisa (bibliografia consultada, correspondência expedida e documentação cartorial), acerca da música em Serro e Diamantina coloniais. O texto está dividido em quatro capítulos independentes, cada um desenvolvendo objetivos específicos, que se articulam progressivamente para chegar à avaliação pretendida. Em cada um dos capítulos são utilizados referenciais pertinentes às questões investigadas, principalmente na perspectiva da musicologia (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), com o auxílio complementar da história, em especial a noção de documento-monumento de Jacques Le Goff (2013) e a escrita de si, desenvolvida por Ângela de Castro Lopes (2004). No primeiro capítulo buscamos compreender a produção bibliográfica acerca da música no período colonial mineiro, entre 1940 e 2021, identificando os principais autores, formatos e categorias. No segundo, visamos reconstruir a cronologia e as especificidades da trajetória de pesquisa de Curt Lange, acerca da prática musical de Serro e Diamantina coloniais, a partir da análise da correspondência entre 1956 e 1986, enviada pelo musicólogo a pessoas diretamente ligadas às referidas localidades, bem como a facilitadores da publicação do resultado de suas pesquisas. No terceiro capítulo buscamos conhecer a bibliografia básica utilizada por Lange, na construção do texto do Livro VIII da Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais dedicado a Vila do Príncipe do Serro Frio e Arraial do Tejuco, destacando os seus principais argumentos, escolhas e ênfases. E, finalmente, no quarto capítulo procuramos atualizar a interpretação dos dados contidos na documentação, referentes à prática musical no Serro e Diamantina coloniais, coletados e acondicionados no Acervo Curt Lange da UFMG - ACL/ UFMG (Série 10 - Subsérie 10.3 - Pastas 10.3.35 e 10.3.39). A tese que adotamos é que Curt Lange escreveu uma história parcial da música em Serro e Diamantina coloniais, focalizando sua interpretação na vida e obra de um único compositor, que considerou comparável aos grandes compositores europeus. Isso limitou a sua visão dos registros das práticas musicais contidas nos documentos cartoriais pesquisados, o que impactou consideravelmente a sua interpretação acerca do lugar social dos músicos “mulatos” do período colonial mineiro. Consideramos que Lobo de Mesquita, sem perda da qualidade estético-musical da sua obra, era um “mulato” que exercia o ofício de músico, estando sujeito ao peso da sua condição de artesão, no contexto da sociedade estamental do período. Em contraposição à visão emancipadora e até glamorosa proposta pelo musicólogo, a reinterpretação dos dados aponta muito mais para uma relação de dependência e subordinação, tanto entre os músicos e as organizações de leigos da época, quanto entre os mesmos e o Senado da Câmara. Adicionalmente, concluímos que a narrativa histórica proposta por Curt Lange não é a única a ser contada, pois encontramos indícios de outras histórias da música em Serro e Diamantina coloniais, que ainda estão por ser investigadas.
Abstract: The general objective of the dissertation is to evaluate the musicologist practice of Francisco Curt Lange (1903-1997) through his research documents (consulted bibliography, sent correspondence and registry documents), on music in colonial Serro and Diamantina. The text is divided in four independent chapters, so that each chapter develops specific objectives, progressively articulated towards the intended evaluation. Each chapter utilizes references that are pertinent to the matter, mainly on the perspective of musicology (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), with complementary resource of history, especially the concept of monument-document by Jacques Le Goff (2013) and of self-writing, developed by Ângela de Castro Lopes (2004). In the first chapter we seek to understand the bibliography on colonial period Minas music, published between 1940 and 2020, identifying the main authors, formats and categories. In the second chapter, we intend to reconstruct the chronology and specificities of Curt Lange’s research trajectory on musical practice in colonial Serro and Diamantina, based on the analysis of correspondence from 1956 to 1986, sent by the musicologist to people directly connected to the place, as well as facilitators of the publication of his research results. In the third chapter we access the basic bibliography used by Lange when he worked on the text of Book VIII of Collection of History of Music in the General Province of Minas Gerais (Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais) dedicated to Vila do Príncipe do Serro Frio and Arraial do Tejuco, highlighting his main arguments, choices and emphasis. Finally, in the fourth chapter we seek to update the interpretation of data contained in the documents referring to musical practice in colonial Serro and Diamantina, collected and stored in the Curt Lange Archives at UFMG – ACL/UFMG (Series 10 – Subseries 10.3 – Folders 10.3.35 and 10.3.39). The thesis we adopt is that Curt Lange wrote a partial history of music in colonial Serro and Diamantina, while focusing his interpretation on the life and oeuvre of one single compositor, who he considered as comparable to the great European compositors. By doing so, he limited his vision on the register of musical practices contained in the researched registry documents, with considerable impact on his interpretation of the social standing of mixed race musicians in colonial Minas. We consider that Lobo de Mesquita, in no detriment to the aesthetic-musical quality of his oeuvre, was a mixed race person who exerted the office of music, being subjected to the weight of his condition as a craftsman, in the context of class society of the period. Against the emancipating and even glamorous vision proposed by the musicologist, the reinterpretation of data points rather to a relation of dependence and subordination, both among musicians and the layman organizations at the time, as also among the musicians and the Chamber Senate. Furthermore, we conclude that the historical narrative proposed by Curt Lange is not the only one to be told, since we have found indications of other histories of music in colonial Serro and Diamantina, which are still to be investigated.
Subject: Musicologia
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de, 1746-1805
Serro (MG) - História
Diamantina (MG) - História
Música - Minas Gerais - História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47320
Issue Date: 9-Jun-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.