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dc.contributor.advisor1Marina Guimarães Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321059230428548pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria das Graças Bragapt_BR
dc.contributor.advisor-co2Micheline Rosa Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Max Moreira Reispt_BR
dc.contributor.referee2Sarah Nascimento Silvapt_BR
dc.creatorAna Carolina Gusmão Marçalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349898179179717pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T19:12:52Z-
dc.date.available2022-11-21T19:12:52Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47357-
dc.description.abstractIndividual satisfaction with the health service is multifaceted and a complex construct. The availability of financial resources for travel to the health service, medication, support groups, waiting time for consultation, respect and privacy are considered as points to be evaluated and developed, thus guaranteeing the retention of the same in the service of health. The objectives were: to compare the proportions of user satisfaction of three HIV/AIDS referral services in Belo Horizonte, MG at the beginning of treatment and after three months of follow-up; and to assess factors associated with this satisfaction at the beginning of treatment. An epidemiological study with a prospective cohort component was performed to compare satisfaction at baseline and after three months of follow-up; and another cross-sectional to analyze factors associated with satisfaction at the beginning of treatment. Through interviews with users, data were collected at the beginning of treatment and after three months of follow-up regarding sociodemographic and clinical characteristics, related to health services, on quality of life and on users' perception of the care offered in the services. . Satisfaction with care was considered when individuals rated the care as good or very good. The proportions of satisfaction at the beginning of treatment and after three months of follow-up were compared using the McNemar test. Logistic regression analysis was performed to assess the association between independent variables and satisfaction. 398 individuals were included. The proportion of user satisfaction with the health service was 95.5% at the beginning of treatment and 96.7% after three months of follow-up, with no statistically significant change (p=0.472). The physical domain of quality of life (OR=1.38; CI=1.11-1.71; p=0.003) was found to be associated with satisfaction at the beginning of treatment. An association was observed between the physical domain of quality of life and satisfaction. In order to maintain high levels of satisfaction with the services, actions to promote HIV/AIDS care that consider the individual aspects of users and health services are necessary.pt_BR
dc.description.resumoA satisfação do indivíduo com o serviço de saúde é multifacetada e um constructo complexo. A disponibilidade de recursos financeiros para deslocamento ao serviço de saúde, de medicamentos, de grupos de apoio, tempo de espera para consulta, respeito e privacidade são considerados como pontos a serem avaliados e desenvolvidos, garantindo-se assim a retenção do mesmo ao serviço de saúde. Os objetivos foram: comparar as proporções de satisfação dos usuários de três serviços de referência em HIV/aids em Belo Horizonte, MG no início do tratamento e após três meses de acompanhamento; e avaliar fatores associados à essa satisfação no início do tratamento. Realizou-se um estudo epidemiológico com um componentes do tipo coorte prospectiva para comparar a satisfação no início do tratamento e após três meses de acompanhamento; e outro do tipo transversal para analisar fatores associados à satisfação no início do tratamento. Por meio de entrevistas aos usuários, coletaram-se dados no início do tratamento e após três meses de acompanhamento referentes às características sociodemográficas, clínicas, relacionadas aos serviços de saúde, sobre qualidade de vida e sobre a percepção dos usuários sobre o atendimento ofertado nos serviços. Considerou-se que houve satisfação com a assistência quando os indivíduos classificaram o atendimento como bom ou muito bom. As proporções de satisfação no início do tratamento e após três meses de acompanhamento foram comparadas por meio do teste de McNemar. Foi realizada a análise de regressão logística para avaliar a associação entre as variáveis independentes e a satisfação. Foram incluídos 398 indivíduos. A proporção de satisfação do usuário com o serviço de saúde foi de 95,5% no início do tratamento e de 96,7% após três meses de acompanhamento, não havendo mudança estatisticamente significativa (p=0,472). O domínio físico da qualidade de vida (OR=1,38; IC=1,11-1,71; p=0,003) encontrou-se associado à satisfação no início do tratamento. Observou-se associação entre o domínio físico da qualidade de vida e a satisfação. Para manutenção de níveis elevados de satisfação com os serviços, são necessárias ações de fomento da assistência em HIV/aids que considerem os aspectos individuais dos usuários e dos serviços de saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFARMACIA - FACULDADE DE FARMACIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceuticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.titleSatisfação com a assistência em HIV/AIDS na percepção do indivíduo em Belo Horizonte, Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2216-7894pt_BR
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