Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47396
Type: Dissertação
Title: Sistema de recomendação de heróis para jogos MOBA utilizando aprendizado de máquina
Other Titles: Recommendation system of heroes for MOBA games using machine learning
Authors: Lucas Augusto Ferreira Hanke
First Advisor: Luiz Chaimowicz
First Co-advisor: Sergio Vale Aguiar Campos
First Referee: Luiz Chaimowicz
Second Referee: Renato Antônio Celso Ferreira
Third Referee: Rodrygo Luis Teodoro Santos
Abstract: Jogos Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) são atualmente um dos mais populares gêneros de jogos online. Na sua jogabilidade básica, dois times de múltiplos jogadores competem entre si a fim de destruir a base inimiga, controlando uma unidade poderosa denominada “herói”. Cada herói tem diferentes habilidades, papéis e forças. Consequentemente, escolher uma boa combinação de heróis é fundamental para o sucesso de um determinado time em uma partida. Neste trabalho, é proposto um sistema de recomendação para seleção de heróis em uma partida de jogo MOBA. Foi desenvolvido um mecanismo baseado em regras de associação que sugere os heróis mais adequados para se compor um time, usando dados coletados de uma grande quantidade de partidas de Dota 2. Para avaliar a eficácia do line-up, foi treinada uma rede neural capaz de prever o time vencedor com uma acurácia de até 90,89%. Os resultados do sistema de recomendação foram muitos satisfatórios com até 76,4% de taxa de sucesso.
Abstract: MOBA games are currently one of the most popular online game genres. In their basic gameplay, two teams of multiple players compete against each other to destroy the enemy’s base, controlling a powerful unit known as “hero”. Each hero has different abilities, roles and strengths. Thus, choosing a good combination of heroes is fundamental for the success in the game. In this dissertation we propose a recommendation system for selecting heroes in a MOBA game. We develop a mechanism based on association rules that suggests the most suitable heroes for composing a team, using data collected from a large number of Dota 2 matches. For evaluating the efficacy of the line-up, we trained a neural network capable of predicting the winner team with a 90.89% accuracy. The results of the recommendation system were very satisfactory with up to 76.4% success rate.
Subject: Computação – Teses
Aprendizado do computador – Teses
Sistemas de recomendação – Teses
Jogos eletrônicos – Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47396
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_112022.pdf11.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons