Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Aleixo dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800pt_BR
dc.contributor.referee1Emersom Luiz De Biaggi Fredi Gerlingpt_BR
dc.contributor.referee2Fredi Vieira Gerlingpt_BR
dc.contributor.referee3Edson Queiroz de Andradept_BR
dc.contributor.referee4Jessé Máximo Pereirapt_BR
dc.creatorMaria Fernanda Leitão Canabarropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155811542335864pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T13:29:34Z-
dc.date.available2022-11-24T13:29:34Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47416-
dc.description.resumoSugestões de performance para a obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler, embasadas na análise contrapontística de Philip Lasser descrita em seu livro The Spyraling Tapestry: An Inquiry Into the Contrapuntal Fabric of Music (2008) e na Análisis del estilo musical de Jan LaRue. O método de pesquisa, de natureza descritiva, analítica e artística foi organizado em três categorias principais: 1- Teórica, visão biográfica da vida de Samuel Adler, contextualização da Serie Cantos e explicação das análises propostas; 2- Analítica, aplicabilidade da ferramenta Contrapuntal Motive e dos elementos SAMeRC1 na peça, demonstrando sua influência na performance; 3- Prática, sugestões de performance embasadas na análise da obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler. A Contrapuntal Analysis e Análisis del estilo permitem que tenhamos um maior entendimento da construção orgânica do discurso musical, influenciando diretamente nas decisões de performance feitas pelo intérprete. Considerando que a música contemporânea desempenha um importante papel na literatura da viola, os resultados deste estudo pretendem fornecer referencial teórico e conhecimento para que futuros intérpretes possam agregar a obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler ao seu repertório.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectContrapuntal Analysispt_BR
dc.subjectAnalisis del Estilopt_BR
dc.subjectMusica para viola solopt_BR
dc.subjectSamuel Adlerpt_BR
dc.subjectSugestões de performancept_BR
dc.subject.otherAdler, Samuel, 1928-pt_BR
dc.subject.otherMúsica para viola - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.titleCanto XVI para viola solo de Samuel Adler: análise e performancept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese FINAL Maria Fernanda_20-07-2022.pdf10.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons