Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47416
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Aleixo dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5317178599045800 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Emersom Luiz De Biaggi Fredi Gerling | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fredi Vieira Gerling | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Edson Queiroz de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Jessé Máximo Pereira | pt_BR |
dc.creator | Maria Fernanda Leitão Canabarro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5155811542335864 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T13:29:34Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T13:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47416 | - |
dc.description.resumo | Sugestões de performance para a obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler, embasadas na análise contrapontística de Philip Lasser descrita em seu livro The Spyraling Tapestry: An Inquiry Into the Contrapuntal Fabric of Music (2008) e na Análisis del estilo musical de Jan LaRue. O método de pesquisa, de natureza descritiva, analítica e artística foi organizado em três categorias principais: 1- Teórica, visão biográfica da vida de Samuel Adler, contextualização da Serie Cantos e explicação das análises propostas; 2- Analítica, aplicabilidade da ferramenta Contrapuntal Motive e dos elementos SAMeRC1 na peça, demonstrando sua influência na performance; 3- Prática, sugestões de performance embasadas na análise da obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler. A Contrapuntal Analysis e Análisis del estilo permitem que tenhamos um maior entendimento da construção orgânica do discurso musical, influenciando diretamente nas decisões de performance feitas pelo intérprete. Considerando que a música contemporânea desempenha um importante papel na literatura da viola, os resultados deste estudo pretendem fornecer referencial teórico e conhecimento para que futuros intérpretes possam agregar a obra Canto XVI for Solo Viola de Samuel Adler ao seu repertório. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Contrapuntal Analysis | pt_BR |
dc.subject | Analisis del Estilo | pt_BR |
dc.subject | Musica para viola solo | pt_BR |
dc.subject | Samuel Adler | pt_BR |
dc.subject | Sugestões de performance | pt_BR |
dc.subject.other | Adler, Samuel, 1928- | pt_BR |
dc.subject.other | Música para viola - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.title | Canto XVI para viola solo de Samuel Adler: análise e performance | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese FINAL Maria Fernanda_20-07-2022.pdf | 10.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License