Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStanley Schettinopt_BR
dc.creatorLuciano José Minettept_BR
dc.creatorCarolina Freitas Schettinopt_BR
dc.creatorIsabela Dias Reboletopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T17:28:33Z-
dc.date.available2022-11-25T17:28:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume42pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spagee420608pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-90882018000600008pt_BR
dc.identifier.issn1806-9088pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47454-
dc.description.abstractVisando analisar a viabilidade econômico-financeira da utilização de caminhões leves e médios no transporte da madeira produzida por pequenos produtores rurais dentro do processo de produção florestal, foram avaliados dois tipos de caminhões leves e dois de caminhões médios em 14 propriedades rurais no Estado do Espirito Santo. Considerando os ciclos de transporte, as distâncias, as produtividades das florestas, os valores de aquisição, a capacidade de carga e o consumo de combustível de cada caminhão, além do custo de abertura de estradas, foram ajustadas equações de regressão não linear de forma a estimar o custo de transporte de madeira nos diferentes cenários avaliados. Os custos de transporte foram inseridos no fluxo de caixa do processo de produção florestal, tendo sido avaliados a taxa interna de retorno e o valor presente líquido para todas as combinações. Os resultados configuraram o caminhão leve na versão 6x2 como a alternativa mais viável economicamente para o transporte da madeira, sendo 125 km a distância máxima viável, em florestas com produtividades até250 m³/ha. Em florestas com produtividades acima de 300 m³/ha, o caminhão médio na versão 6x2 demonstrou ser a alternativa econômica mais viável em distâncias a partir de 150 km. Os caminhões leve e médio na versão4x2 não evidenciaram ser a melhor alternativa econômica em nenhuma das situações avaliadas. Conclui-se que os caminhões leves são uma alternativa economicamente viável para o transporte da madeira, de forma a assegurara rentabilidade e a sustentabilidade do negócio florestal em pequenas propriedades rurais.pt_BR
dc.description.resumoAiming to analyze the economic-financial feasibility of the use of light and medium trucks in the transport of the timber produced by small farmers within the process of forest production, two types of light trucks and two of medium trucks were evaluated in 14 rural properties in the State of Espírito Santo. Considering the transport cycles, distances, productivity of the forests, acquisition values, load capacity and fuel consumption of each truck, in addition to the cost of opening roads, nonlinear regression equations were adjusted to estimate the timber transport cost in the different scenarios evaluated. Transport costs were included in the cash flow of the forest production process, and the internal rate of return and net present value for all combinations were evaluated. The results configured the light truck in the 6x2 version as the most economically viable alternative for timber transport, with 125 km being the maximum feasible distance in forests with productivity up to 250 m3/ha. In forests with productivity above 300 m3/ha, the medium truck in the 6x2 version proved to be the most viable economic alternative in distances over 150 km. The light and medium trucks in the 4x2 version did not prove to be the best economic alternative in any of the evaluated situations. It is concluded that light trucks are an economically viable alternative for timber transport, in order to ensure the profitability and sustainability of the forestry business in small rural properties.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Árvorept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística florestalpt_BR
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.subjectVeículos de transportept_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.subject.otherMadeira - Transportept_BR
dc.subject.otherCaminhõespt_BR
dc.subject.otherEconomia florestalpt_BR
dc.titleFeasibility analysis of the use of light and medium trucks in timber transport in rural propertiespt_BR
dc.title.alternativeAnálise da viabilidade de utilização de caminhões leves e médios no transporte de madeira em propriedades ruraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rarv/a/fkw8rGBs6v8yyZpzjprD7TJ/abstract/?lang=enpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.