Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47484
Type: Artigo de Evento
Title: O curso de pedagogia e a profissão de pedagogo na perspectiva de egressos de uma universidade brasileira
Authors: Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
Abstract: O texto apresenta os resultados da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos alunos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº1/2006. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line que foi destinado aos 145 egressos que se formaram na UFOP entre 2012 a 2015, sendo os dados coletados tratados pela análise de conteúdo. Com base nas respostas dos 70 egressos que participaram do estudo foi possível caracterizar o perfil; descrever sobre seu processo de inserção no mercado e obter uma análise do curso e da profissão de pedagogo. O diagnóstico evidenciado traz contribuições relevantes para repensar o curso na UFOP e em outras IES buscando contribuir com sua reorganização e com a melhoria das condições de sua oferta.
Subject: Educação - Estudo e ensino
Pedagogos
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47484
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://redeestrado.org/wp-content/uploads/2018/02/2702120-Anais-Redestrado-2018.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Internacional de La Red Estrado - Derecho a la Educación Pública y Trabajo Docente: Resistencias y alternativas
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.