Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47485
Type: Artigo de Evento
Title: Estudo com egressos do curso de pedagogia: o caso de uma IES federal
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Abstract: Este texto apresenta os resultados da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos alunos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº1/2006. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line que foi destinado aos 145 egressos que se formaram na IES (Instituição de Ensino Superior) federal entre 2012 a 2015, sendo os dados coletados tratados pela análise de conteúdo. Com base nas respostas dos 70 egressos que participaram do estudo foi possível caracterizar o perfil; levantar dados de sua formação acadêmica; descrever sobre seu processo de inserção no mercado e obter uma análise do curso e da formação ofertada. O diagnóstico evidenciado traz contribuições relevantes para repensar o curso na IES investigada e em outras instituições buscando contribuir com sua reorganização e com a melhoria das condições de sua oferta.
Subject: Pedagogos
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47485
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=98817.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_Estudo com egressos do curso de pedagogia o caso de uma ies federal.pdf128.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.