Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVolker Karl Lothar Jaeckelpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T11:34:37Z-
dc.date.available2022-11-29T11:34:37Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage11pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1679849X25168pt_BR
dc.identifier.issn1679-849Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47521-
dc.description.abstractNowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Ex-pressionist drama Seeschlacht (1917).pt_BR
dc.description.resumoHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofLiteratura e Autoritarismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrimeira Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectBatalhas Navaispt_BR
dc.subjectGuerra das Trincheiraspt_BR
dc.subjectGrande Guerra Europeiapt_BR
dc.subjectLiteratura de Guerrapt_BR
dc.subject.otherGuerra Mundial,1914 -1918 - Literatura e a guerrapt_BR
dc.titleO impacto da Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a literatura de guerrapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/25168/14523pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0345-8493pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O impacto da Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a literatura de guerra.pdf128.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.