Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47541
Type: Tese
Title: Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
Authors: Giulia Villela Giovani
First Advisor: Luiz Antônio Cruz Souza
First Co-advisor: Aleca Le Blanc
First Referee: Yacy-Ara Froner Gonçalves
Second Referee: Guilherme da Silva Bueno
Third Referee: Marilucia Bottallo
metadata.dc.contributor.referee4: Joaquín Barriendos Rodríguez
Abstract: O estudo aqui apresentado trata da análise de diferentes processos de conservação-restauração ao qual foram submetidas pinturas concretas brasileiras, especialmente aquelas produzidas na década de 1950. O objetivo é analisar as diversas estratégias da preservação, abordando uma discussão ampliada sobre o ponto de visa teórico e seus desdobramentos nas práticas elaboradas no domínio em questão. A pesquisa visa instigar reflexões sobre os processos da conservação-restauração, avaliando de maneira crítica as diretrizes ordenadoras das práticas restaurativas e de conservação preventiva, as elaborações discursivas-projetuais que as precedem ou justificam e os resultados dos procedimentos levados a cabo. Tal tese tem como referência o estudo de obras de artistas abordados no projeto Arte Concreta no Brasil: industrialismo e vanguardas Latino-Americanas, elaborado por meio de pesquisas documentais, entrevistas, análise de técnicas e materiais, estado de conservação, entre outras metodologias. As observações e informações coletadas foram avaliadas e foi constatado que a maioria dessas obras já passaram por intervenções de conservação-restauro. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise das intervenções realizadas, ressaltando as aporias, bem como os dialogismos – diálogos entre distintos atores, nem sempre alinhados – presentes neste campo de conhecimento, com o intuito de suscitar o questionamento e a necessidade de uma reflexão expandida sobre o tema. O trabalho em questão tem como um de seus maiores intentos sanar a lacuna de estudos que se dediquem a teorizar sobre os procedimentos restaurativos de obras modernas e contemporâneas, sobretudo, pois, ao evocarem problemas materiais e estéticos distintos daqueles oferecidos por obras ligadas à precedente tradição do médium, tais objetos demandam a elaboração de uma reflexão atualizada sobre sua preservação. Visto ainda que, em se tratando de preservação, os meios técnicos e científicos são ferramentas que corroboram uma execução orientada por pressupostos teóricos, estejam esses dados como a priori indiscutíveis ou na reflexão verdadeiramente teorizante, apenas uma investigação nesse sentido seria ineficaz. Resta ao estudo se medir com os ditames ordenantes da História, da Crítica e História da Arte, além das demais elucubrações provenientes das Ciências Sociais e Humanas, responsáveis pela orientação da apreciação e eleição de valores estéticos, artísticos, históricos, entre outros.
Abstract: The study here presented is based on the analysis of different conservationrestoration processes in which concrete Brazilian paintings were submitted, especially those produced in the 1950s. The objective is to analyze the diverse strategies of preservation, approaching an extended discussion about the point of view of the theory, and its developments in the field in question. The research aims to instigate reflections about the processes of the conservation-restoration field, critically evaluating the guidelines of the restorative and the preventive conservation practices, the discursive-project ellaboration that proceed or justify them, and the results of the procedures carried out. The thesis is based on the study of the artworks by artists covered in the project Concrete Art in Brazil: ndustrialism and Latin American avant-garde, made through documentary research, interviews, analysis of techniques and materials, the conservation state, and other methodologies. The observations and information collected were evaluated and it was found that most of these works have been through conservation-restoration interventions. In this sense, this study proposes an analysis of the accomplished interventions, highlighting the aporias, as well as dialogisms – dialogue between different parts, not always aligned – presented in this field of knowledge in order to raise the question and the need for an expanded reflection on the topic. The work in question has as one of its greatest intents to remedy the lack of work that devotes itself to theorize about restorative procedures of modern artworks. Above all, since in evoking material and aesthetic issues other than those offered by works linked to the previous tradition of the medium, those objects demand the creation of an updated reflection about their preservation. Since, in the case of preservation, the technical and scientific means are tools that corroborate the execution guided by theoretical assumptions, these data are used first in discussion or in the truly theorizing reflection, only in the investigation, in this sense, would be ineffective. It remains for the study to measure itself with the dictates ordering history, criticism, and history of art; in addition to other elucubrations from the social and human sciences - responsible for the way of the appreciation and election of aesthetic, artistic, historical values, among other factors.
Subject: Pintura - Conservação e restauração
Arte - Conservação e restauração - Brasil
Arte concreta brasileira - 1950
Conservação preventiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47541
Issue Date: 29-Sep-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Giulia.pdf5.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons