Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47542
Type: Dissertação
Title: Metodologias de gestão de documentos em instituições de ensino superior brasileiras: uma revisão sistemática de literatura
Other Titles: Document management methodologies in Brazilian higher education institutions: a systematic Systematic literature review
Authors: Rosaria Ferreira Otoni Santos
First Advisor: Elisângela Cristina Aganette
First Referee: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Second Referee: Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus
Third Referee: Gercina Ângela de Lima
Abstract: O crescente volume de documentos no cotidiano das Instituições de Ensino Superior é notório e tem demandado esforço e dedicação dos servidores para se ter uma organização mínima, com foco na recuperação e acesso ao acervo documental. Tal contexto evidencia a urgência de se implementar uma metodologia de gestão de documentos que possibilite a organização desses documentos, de modo padronizado e funcional. Uma metodologia de gestão de documentos consiste em um conjunto de procedimentos necessários para se viabilizar a organização dos documentos, mapear o fluxo documental e, consequentemente, facilitar a gestão e a ocorrência de seus processos de negócio. Esta pesquisa tem como objetivo mapear os usos e as aplicações de metodologias de gestão de documentos em Instituições de Ensino Superior brasileiras, a partir de uma revisão sistemática de literatura. Mais especificamente: (i) descrever as metodologias de gestão de documentos mapeadas, a fim de analisar os usos e as aplicações nas Instituições de Ensino Superior brasileiras; (ii) definir as características essenciais de uma metodologia de gestão de documentos; e (iii) definir os conceitos-chave vinculados à gestão de documentos de modo a contribuir para a padronização terminológica da área. Para a fundamentação teórica, utilizaram-se definições e caracterizações de conceitos, tais como: documento, documento arquivístico, gestão de documentos, gestão da informação e metodologias para a gestão de documentos. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como descritiva, adota abordagem qualitativa e quantitativa e apresenta natureza básica e exploratória, sendo aplicada, quanto aos procedimentos técnicos, uma revisão sistemática de literatura. Em linhas gerais, constatou-se que, embora constituída por um número pequeno de publicações, a amostra apresentou-se de modo diversificado, com estudos abrangendo diferentes abordagens, autores em colaboração, aplicações em diferentes instituições do Brasil, com predominância das regiões Sul e Sudeste, sendo evidenciado o aumento no número de pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos. Os resultados revelaram a existência de 18 metodologias de gestão de documentos, as quais foram agrupadas em quatro categorias: tecnológicas, gerenciais, tratamento documental, métricas e mistas. As evidências indicaram que essas metodologias se manifestam por meio de iniciativas isoladas, com sugestões iniciais e envolvendo diferentes ferramentas e fundamentos, apresentando abordagem interdisciplinar. Conclui-se que o tema é relativamente novo e as propostas de metodologias existentes são incipientes. Todavia, as propostas podem indicar subsídios para o desenvolvimento de metodologias mais robustas e completas, capazes de representar os contextos das Instituições de Ensino Superior e serem replicadas em instituições de outra natureza, em vários âmbitos institucionais.
Abstract: The growing volume of documents in the daily life of the Institutions of Higher Education is notorious and has demanded effort and dedication of the servers to have a minimum organization focused on the recovery and access to the document collection. This context highlights the urgency of implementing a Document Management methodology that enables the organization of these documents, in a standardized and functional way. A document management methodology consists of a set of necessary procedures to enable the organization of documents, map the document flow and consequently facilitate the management and the occurrence of its business processes. This research aims to map the uses and applications of Document Management methodologies in Brazilian Higher Education Institutions, from a Systematic Literature Review. More specifically, (i) to describe the Document Management Methodologies mapped, in order to analyze the uses and applications in Brazilian Institutions of Higher Education; (ii) to define the essential characteristics of a Document Management Methodology and (iii) to define the key concepts linked to Document Management in order to contribute to the terminological standardization of the area. For the theoretical foundation, definitions and characterizations of concepts were used such as: Document, Document archival, Document Management, Information Management and Document Management Methodologies. In methodological terms, this research is characterized as descriptive, adopts a qualitative and quantitative approach and presents a basic and exploratory nature, being applied, as for the technical procedures, a Systematic Review of Literature. In general, it was verified that, although constituted by a small number of publications, the sample presented itself in a diversified way, with studies under different approaches, authors in collaboration, applications in different institutions in Brazil, with predominance of the South and Southeast regions, and it was evidenced the increase in the number of researches developed over the years. The results revealed the existence of 18 document management methodologies, which were grouped into four categories: technological, managerial, document treatment, metric and mixed. The evidence indicated that these methodologies manifest themselves through isolated initiatives, with initial suggestions and involving different tools and fundamentals, under an interdisciplinary approach. We conclude that the theme is relatively new and the proposals of existing methodologies are incipient. However, the proposals may indicate subsidies for the development of more robust and complete methodologies, capable of representing the contexts of Higher Education Institutions and to be replicated in institutions of another nature, in various institutional spheres.
Subject: Ciência da Informação
Documentos - administração
Gestão da informação
Pesquisa - metodologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47542
Issue Date: 30-Mar-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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