Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamila Rosa Dias de Olivapt_BR
dc.creatorAmary Cesar Ferreirapt_BR
dc.creatorSimone de Fatima Barbosa Tófanipt_BR
dc.creatorFernando César Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T19:37:54Z-
dc.date.available2022-11-29T19:37:54Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.citation.volume42pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage30pt_BR
dc.citation.epage36pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160186pt_BR
dc.identifier.issn0104-8899pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47545-
dc.description.abstractExploring the concepts of oxidation and reduction from some characteristics of the history of science. The concepts of oxidation and reduction are a source of several difficulties for students. For example, in some cases the oxidation is related to the gain of something and, in others, to a loss. This opposition in regard to the same process makes the students memorize rules rather than exploring the reasons for it. Considering this complexity, we seek to discuss the different meanings of these concepts by showing their connections to the phlogiston theory. The development of the text is based on the studies of Douglas Allchin, recent texts on the concepts of oxidation and reduction, and studies of History of Science for Education. From these sources, we propose some considerations for the teaching of the concepts of oxidation and reduction: i) addressing some characteristics of the context in which the concepts emerged and ii) presenting the different meanings given to these concepts and the articulation among them. Thus, we understand that we may contribute to the minimization of learning difficulties presented by students, by proposing to develop knowledge, articulation and understanding of the different meanings for the concepts of oxidation and reduction.pt_BR
dc.description.resumoOs conceitos de oxidação e redução são fonte de diversas dificuldades para os estudantes. Por exemplo, em alguns casos a oxidação está relacionada ao ganho de alguma coisa, e em outros, à perda. Essa oposição para o mesmo processo leva os estudantes a memorizarem regras, distanciando-se da exploração das razões para isso. Considerando essa dificuldade, buscamos discutir os diferentes significados para esses conceitos, abordando também as relações desses significados com a teoria do flogisto. Dessa forma, a construção do texto se deu a partir dos estudos de Douglas Allchin, textos recentes sobre os conceitos de oxidação e redução, e referenciais de História da Ciência para a Educação. A partir desses estudos, trazemos algumas considerações importantes para o ensino dos conceitos de oxidação e redução, ao: i) abordar algumas características do contexto no qual os conceitos surgiram e ii) apresentar os diferentes significados dados para esses conceitos e a articulação que há entre eles. Dessa forma, entendemos poder contribuir para a minimização das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, ao propormos que se desenvolva o conhecimento, a articulação e a compreensão dos diferentes significados para esses conceitospt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica nova na escola (impresso)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em químicapt_BR
dc.subjectOxidaçãopt_BR
dc.subjectReduçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectChemical educationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectOxidationpt_BR
dc.subjectReductionpt_BR
dc.subject.otherQuímica (Segundo grau)pt_BR
dc.subject.otherEstudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherOxidaçãopt_BR
dc.subject.otherRedução (Química)pt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleExplorando os conceitos de oxidação e redução a partir de algumas características da história da ciênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.