Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorYahilina Silveira Pérezpt_BR
dc.creatorRicardo S. Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T11:34:07Z-
dc.date.available2022-11-30T11:34:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage22pt_BR
dc.citation.epage43pt_BR
dc.identifier.doi10.12660/rgplp.v16n1.2017.78393pt_BR
dc.identifier.issn16772067pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47561-
dc.description.abstractEstudos contemporâneos tratam de identificar o comportamento e a formação do perfil empreendedor como promotor de diversos processos econômicos, sociais e culturais. Embora a autoconfiança do empreendedor seja, sem dúvida, uma das características distintivas deste perfil,é, porém, pouco discutida na literatura sobre o tema.Neste sentido, a pesquisa investiga os elementos da variável autoconfiança e sua influência sobre outras variáveis do perfil empreendedor (inovação, gestão de riscos, tomada de decisões, criação de empresas). A metodologia é desenvolvida a partir de um questionário estruturado que incluiu perguntas, para respostas com escala ordinal,aplicado a empresários do setor moveleiro de Ubá no estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados mostraram que a autoconfiança associa-se mais a falar de oportunidades e não de problemas.pt_BR
dc.description.resumoLos estudios contemporáneos tratan de identificar el comportamiento y la for-mación del perfil emprendedor como promotor de diversos procesos económicos, socialesy culturales. La autoconfianza que debe tener un emprendedor es sin duda uno de los rasgosdistintivos a este perfil, pero es poco discutida en la literatura sobre el tema. En este sentido,el trabajo investiga los elementos que componen la variable autoconfianza y su influenciaen el resto de variables del perfil emprendedor (innovación, asunción de riesgos, toma dedecisiones y creación de empresas). La metodología se desarrolla a partir de un cuestionarioestructurado que incluía preguntas sobre una escala ordinal, aplicados al sector del mueblede Ubá en el estado de Minas Gerais, Brasil.Los resultados mostraron que la autoconfianzase asocia más a hablar de oportunidades y de no problemas.pt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de GESTÃO dos Países de Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConfianzapt_BR
dc.subjectEmprendimientopt_BR
dc.subjectRiesgopt_BR
dc.subjectCadena de Innovaciónpt_BR
dc.subjectPequeñas Empresaspt_BR
dc.subjectPYMESpt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.titleAntecedentes del perfil del emprendedor brasileño de PYMES de los clusters industriales: estudio del factor autoconfianzapt_BR
dc.title.alternativeAntecedentes do perfil do empreendedor brasileiro de pequenas e médias empresas de aglomerados industriais: estudo do fator autoconfiançapt_BR
dc.title.alternativeAntecedents of Brazilian smalland medium-size’s entrepreneurprofile from industrial clusters: the self-trust factor studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rgplp/article/view/78393/75071pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antecedentes del perfil del.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.