Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47563
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcio Mota Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706884297486555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eneida Campos de Carvalho e Silva | pt_BR |
dc.creator | Ketrily de Andrade Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T11:38:36Z | - |
dc.date.available | 2022-11-30T11:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47563 | - |
dc.description.abstract | Over the last few decades, Art as a discipline has developed and consolidated its teaching / learning strategies, which have led to several changes in Brazilian education. In the meantime, teaching art in schools and in public spaces also plays an important role in the cultural, intellectual and social construction of the student, as it allows them to open their vision beyond common sense, also seeking to sharpen creativity and their initiative. Aware that the municipal schools in the city of Contagem-MG use art teaching as part of the educational development process of their students, the general objective of this study is to analyze and describe the teaching / learning work of Art carried out in public spaces outside the class municipality of Contagem-MG, with emphasis on the Thiago Rodrigues Ricardo Ecological Park. In order to consolidate this proposal, albeit briefly, it was also sought to evaluate the process of consolidating the teaching / learning of Art as a discipline in Brazil, in line with federal and state legislation, which provided subsidies and guidelines that present in specific municipal legislation. From this legislation we aim to verify the importance of the development of artistic activities, such as the practice of drawing, painting, literature, theater and dance, examples of methods that enable the creative and cultural development of children in the academic, cultural and Social. Through this analysis, we seek to understand the important role of Art in the educational and development process of children and young people enrolled in municipal schools in Contagem, as well as the importance of carrying out extra-class activities as enhancers of this learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo das últimas décadas a Arte enquanto disciplina se desenvolveu e consolidou suas estratégias de ensino/aprendizagem, as quais acarretaram em diversas mudanças na educação brasileira. Nesse ínterim, o ensino de Arte nas escolas e também em espaços públicos possui, igualmente, importante papel na construção cultural, intelectual e social do estudante, pois possibilita sua abertura de visão para além do senso comum, buscando também aguçar a criatividade e sua iniciativa. Cientes de que as escolas municipais da cidade de Contagem-MG utilizam o ensino de arte como parte do processo de desenvolvimento educacional de seus alunos, é objetivo geral deste estudo analisar e descrever o trabalho de ensino/aprendizagem de Arte realizado em espaços públicos extraclasse no município de Contagem-MG, com destaque para o Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo. De modo a consolidar essa proposta, ainda que de forma breve, buscou-se ainda avaliar o processo de consolidação do ensino/aprendizagem de Arte enquanto disciplina no Brasil, em consonância com a legislação federal e estadual, as quais forneceram subsídios e orientações que se fazem presentes na legislação municipal específica. A partir dessa legislação objetivamos verificar a importância do desenvolvimento de atividades artísticas, como a prática do desenho, da pintura, da literatura, do teatro e da dança, exemplos de métodos que possibilitam o desenvolvimento criativo e cultural das crianças no âmbito acadêmico, cultural e social. Por meio dessa análise, buscamos compreender a importante função da Arte no processo educativo e de desenvolvimento de crianças e jovens matriculados em escolas municipais de Contagem, bem como a importância da realização de atividades extraclasse enquanto potencializadores desse aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Arte educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem de arte | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Espaços públicos | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Espaços públicos | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | O ensino/aprendizagem de arte no município de Contagem-MG e os métodos utilizados para o processo de desenvolvimento da educação em arte no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ketrilysilva_22.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License