Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mirele Castanheira Brantpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718987084094020pt_BR
dc.contributor.referee1Danilo França do Nascimentopt_BR
dc.creatorZildo André Vieira Florespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9965061291381774pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T12:14:56Z-
dc.date.available2022-11-30T12:14:56Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47569-
dc.description.abstractThe research object of this monograph is the teaching/learning of Space and object as structuring elements of visual language. The historical development of the concepts of Space and Object, as aesthetic elements in the Scenography and in the Western Visual Arts, moved them from the function of simple complements or space-time locators of the scene or visual composition, to the role of structuring signs of the image and theme for artistic creation. Contemporary modalities such as Construction and Artistic Installation and, more specifically, The Merzbau, by Kurt Schwitters and the Penetrables, by Hélio Oiticica, were researched, contributing to think about Object and Space. And a methodology was elaborated for the construction of Mini-scenarios, articulating principles of work and visual elements of the works of the two artists, which are opposed and complemented, providing students to experience forms of two dimensional and three-dimensional representation of space and objects.pt_BR
dc.description.resumoO objeto principal de pesquisa desta monografia é o ensino/aprendizagem do Espaço e do Objeto como elementos estruturantes da linguagem visual. O desenvolvimento histórico dos conceitos de Espaço e Objeto, como elementos estéticos na Cenografia e nas Artes Visuais Ocidentais, os deslocaram da função de simples “complementos” ou localizadores “espaço-temporais” da cena ou da composição visual, para o papel de signos “estruturantes” da imagem e de tema para a criação artística. Modalidades contemporâneas como a “Construção” e a “Instalação artística” e, mais especificamente, a “Merzbau”, de Kurt Schwitters e os “Penetráveis”, de Hélio Oiticica, foram pesquisados, contribuindo para se pensar Objeto e Espaço. Seguindo esta linha de pesquisa foi elaborada uma metodologia para construção de “Mini cenários”, articulando princípios de trabalho e elementos visuais das obras dos dois artistas, os quais se contrapõem e complementam, proporcionando aos estudantes experimentar formas de representação bidimensional e tridimensional do espaço e dos objetos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectObjetopt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectInstalação artísticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCenografiapt_BR
dc.subject.otherEspaço (Arte)pt_BR
dc.subject.otherInstalações (Arte)pt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.titleEspaço e objeto: interlocuções entre as artes cênicas e visuais no ensino de artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeSpace and object: interlocutions between the performing and visual arts in the teaching of visual artspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons