Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47624
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A fotografia no ensino de artes visuais: a construção de um olhar crítico e reflexivo através das fotografias de Sebastião Salgado |
Authors: | Monique Kelly Cunha Dos Santos |
First Advisor: | Verona Campos Segantini |
First Referee: | Juliana Gouthier |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é estudar e entender a importância do uso da fotografia no ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Justifica-se ainda, propor o uso da fotografia na construção de um saber crítico e reflexivo enquanto arte. Através do desenvolvimento de atividades educacionais por meio da linguagem fotográfica, o objetivo é possibilitar aos alunos o contato de forma didática com o saber-fazer-ler fotográfico, educando o olhar de forma crítica, entrelaçando a arte com o fotografar. Fotografias de alguns dos trabalhos de Sebastião Salgado serão utilizadas na proposta de aula-oficina, servindo como base à compreensão crítica e analítica das fotografias tanto em sala de aula como fora dela. É importante que o aluno faça uma reflexão e desperte o seu senso crítico ao estar em contato com a fotografia, criandose assim uma identidade artística, social e visual. |
Subject: | Salgado, Sebastião, 1944- Arte - Estudo e ensino Fotografia Arte e fotografia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47624 |
Issue Date: | 19-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MoniqueCunha_Trabalho Final da Especialização_versão final_TI.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.