Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47637
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Exploração sensorial no processo de ensino-aprendizagem em arte |
Authors: | Clarice Ferrão De Almeida |
First Advisor: | Geraldo Loyola |
Abstract: | As experiências sensoriais são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois, através delas, as crianças aumentam sua capacidade expressiva e ampliam seu conhecimento de mundo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar o papel da exploração sensorial no processo de aprendizagem em Arte, especificamente para crianças em sala de aula. Utiliza-se a mostra “Proibido não tocar: crianças em contato com a obra de Bruno Munari” como método de observação e de análise do desenvolvimento sensorial das crianças. Através de uma atividade desenvolvida em instituição de ensino infantil, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, percebeu-se que aguçar os sentidos das crianças com objetos que proporcionam o estímulo sensorial, instiga a curiosidade e desperta a vontade de fazer novas descobertas. Portanto, as experiências com o olfato, o tato, a audição, o paladar e visão são imprescindíveis ao ensino-aprendizagem da disciplina Arte na contemporaneidade. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Aprendizagem perceptiva Percepção |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47637 |
Issue Date: | 17-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA CEEAV1 -CLARICE FERRÃO PDF.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.