Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47637
Type: Monografia (especialização)
Title: Exploração sensorial no processo de ensino-aprendizagem em arte
Authors: Clarice Ferrão De Almeida
First Advisor: Geraldo Loyola
Abstract: As experiências sensoriais são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois, através delas, as crianças aumentam sua capacidade expressiva e ampliam seu conhecimento de mundo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar o papel da exploração sensorial no processo de aprendizagem em Arte, especificamente para crianças em sala de aula. Utiliza-se a mostra “Proibido não tocar: crianças em contato com a obra de Bruno Munari” como método de observação e de análise do desenvolvimento sensorial das crianças. Através de uma atividade desenvolvida em instituição de ensino infantil, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, percebeu-se que aguçar os sentidos das crianças com objetos que proporcionam o estímulo sensorial, instiga a curiosidade e desperta a vontade de fazer novas descobertas. Portanto, as experiências com o olfato, o tato, a audição, o paladar e visão são imprescindíveis ao ensino-aprendizagem da disciplina Arte na contemporaneidade.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem perceptiva
Percepção
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47637
Issue Date: 17-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA CEEAV1 -CLARICE FERRÃO PDF.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.