Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47654
Type: Artigo de Periódico
Title: Um olhar semiótico sobre livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil e na França
Other Titles: A semiotic perspective on teaching the mother language textbooks in Brazil and France
Authors: Luciano Magnoni Tocaia
Glaucia Muniz Proença Lara
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva a partir do cotejo de dois livros didáticos para o ensino de língua materna: Fleurs d’Encre 3ᵉ, para o ensino de Língua Francesa, e Português Linguagens 9º ano, para o ensino de Língua Portuguesa. Examinam-se, pelo quadro teórico-metodológico proposto pela semiótica discursiva francesa, os procedimentos de instauração de pessoas e tempos no enunciado, bem como os procedimentos de tematização e figurativização dos discursos em questão.
Abstract: This article aims at presenting a discursive linguistic analysis comparing two textbooks for mother language teaching: Fleurs d'Encre 3ᵉ, for French language teaching, and Portuguese 9th grade, for Portuguese Language teaching. The theoretical-methodological framework proposed by the French discursive semiotics examines the procedures for establishing persons and time in the utterance, as well as the speech thematization and figurativization procedures.
Subject: Análise do discurso
Semiótica
Material didático
Língua materna - estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172324
URI: http://hdl.handle.net/1843/47654
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/esse/issue/view/12485
metadata.dc.relation.ispartof: Estudos semióticos (USP)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.