Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47667
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dc.creatorPétala Tuani Candido de Oliveira Salvadorpt_BR
dc.creatorTheo Duarte da Costapt_BR
dc.creatorAndréa Tayse de Lima Gomespt_BR
dc.creatorYole Matias Silveira de Assispt_BR
dc.creatorViviane Euzébia Pereira Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T22:07:51Z-
dc.date.available2022-12-01T22:07:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume38pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.61713pt_BR
dc.identifier.issn1983-1447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47667-
dc.description.abstractObjective: To describe how patient safety is addressed in YouTube videos. Methods: descriptive study with a quantitative approach. Data was collected in May 2015, at YouTube’s search field, with descriptor “patient safety”. The sample included 92 videos, which were analyzed using descriptive statistics. Results: The videos showed a positive concept of patient safety, based on a systemic vision that attempts to eliminate the traditional punitive culture by promoting a culture of safety. Conclusions: The use of videos containing high quality information may improve the training process of health students and professionals, as well as raise the individuals’ awareness of the importance of their participation in safety issues.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Descrever como a segurança do paciente é abordada nos vídeos compartilhados pelo sítio YouTube. Métodos: Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em maio de 2015, no campo de busca do YouTube com o descritor “segurança do paciente”. A amostra foi de 92 vídeos analisados com auxílio de instrumento construído pelos pesquisadores a partir de estatística descritiva simples. Resultados: Os vídeos denotaram um conceito positivo acerca da segurança do paciente, pautado em uma visão sistêmica, que busca superar a cultura de punição em prol da promoção da cultura de segurança. Conclusões: Compreende-se que a seleção e a reprodução adequada de vídeos pode qualificar o processo formativo de estudantes e profissionais de saúde, além de otimizar o envolvimento do cidadão em sua segurança a partir da distribuição de materiais informacionais de qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherSegurança do pacientept_BR
dc.subject.otherWebcastpt_BR
dc.subject.otherPesquisa em enfermagempt_BR
dc.titleSegurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTubept_BR
dc.title.alternativeSeguridad del paciente: caracterización de los vídeos de YouTubept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rgenf/a/RQfXL3VpFLb8PRpsvZ8Hfrs/?lang=ptpt_BR
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