Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47684
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Kely Cristina Nogueira Souto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2158498396135657 | pt_BR |
dc.creator | Helem Rejane Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T11:12:21Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T11:12:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47684 | - |
dc.description.resumo | Este plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de confrontar os conhecimentos adquiridos no curso de Aprendizagem e Ensino na Educação Básica do LASEB – Poś Graduação Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica, na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com a prática em sala de aula. Sendo assim, a escolha do tema surgiu da necessidade de proporcionar às crianças de 3 e 4 anos, com as quais atuo este ano na educação infantil, um efetivo aprendizado por meio da múltiplas linguagens. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta discussão foram, prioritariamente, os conhecimentos vistos nas disciplinas do curso que abordaram estudiosos como Vigotsky, Arroyo, dentre outros. Mas além de tais, foram estudados pesquisadores que falam sobre as linguagens e as múltiplas linguagens. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência de atividades que trabalham duas ou mais linguagens ao mesmo tempo. As atividades foram aplicadas conforme as respostas dadas aos estímulos que ofereci, e foram mais bem detalhadas no capítulo sobre a metodologia do trabalho. A avaliação foi feita no decorrer de todo o processo, foram feitos gráficos, presentes nos anexos, e ao final foi feito um parecer dizendo se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente. As considerações finais deste trabalho retomam uma reflexão sobre uma nova proposta de prática educacional, e sobre como esta é importante para promover o aprendizado. E também, a mudança de postura diante deste trabalho com as múltiplas linguagens, a fim de alcançar o sucesso de um melhor aprendizado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas linguagens | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.title | As múltiplas linguagens na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc final.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License