Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47685
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O trabalho com tangram no ensino de Geometria |
Authors: | Daniela Marques Nogueira |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
Abstract: | Neste trabalho refletimos sobre as contribuições oferecidas pelo trabalho com o tangram no ensino da Geometria. O interesse pelo tema surgiu das dificuldades apresentadas pelos alunos nos conceitos matemáticos como um todo e em especial uma certa aversão à Geometria, que me levou a refletir se tal comportamento estava relacionado à forma com a qual este importante conteúdo era abordado na escola, de uma forma superficial e desvinculada da realidade. Procuramos conciliar atividades práticas e lúdicas, desenvolvendo com os alunos bases teóricas que fundamentaram o trabalho. Todas as tarefas foram realizadas em duplas, após esclarecimentos sobre os objetivos propostos, resultando em um processo tranquilo e interativo, onde os alunos, além de participantes, eram também autores do processo. Após a realização do trabalho foi constatado o crescimento cognitivo e social dos alunos com uma real compreensão tanto da parte teórica e conceitual da geometria, quanto de seus valores artísticos e estéticos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47685 |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Daniela Marques Nogueira.pdf | 648.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License