Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47685
Type: Monografia (especialização)
Title: O trabalho com tangram no ensino de Geometria
Authors: Daniela Marques Nogueira
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
Abstract: Neste trabalho refletimos sobre as contribuições oferecidas pelo trabalho com o tangram no ensino da Geometria. O interesse pelo tema surgiu das dificuldades apresentadas pelos alunos nos conceitos matemáticos como um todo e em especial uma certa aversão à Geometria, que me levou a refletir se tal comportamento estava relacionado à forma com a qual este importante conteúdo era abordado na escola, de uma forma superficial e desvinculada da realidade. Procuramos conciliar atividades práticas e lúdicas, desenvolvendo com os alunos bases teóricas que fundamentaram o trabalho. Todas as tarefas foram realizadas em duplas, após esclarecimentos sobre os objetivos propostos, resultando em um processo tranquilo e interativo, onde os alunos, além de participantes, eram também autores do processo. Após a realização do trabalho foi constatado o crescimento cognitivo e social dos alunos com uma real compreensão tanto da parte teórica e conceitual da geometria, quanto de seus valores artísticos e estéticos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47685
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso - Daniela Marques Nogueira.pdf648.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons