Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47725
Type: Dissertação
Title: La poética afroandina en la narrativa negra del Perú: El caso de Malambo de Lucía Charún-Illescas y Crónica de músicos y diablos de Gregorio Martínez
Authors: Juan Manuel Olaya Rocha
First Advisor: Rômulo Monte Alto
First Referee: Marcos Antônio Alexandre
Second Referee: Rogério Mendes Coelho
Abstract: O presente trabalho analisa a conformação do discurso afro-andino em dois romances peruanos: Malambo (2001) de Lucía Charún-Illescas e Crónica de músicos y diablos (1991) de Gregorio Martínez Navarro. Um dos objetivos é demonstrar que a herança africana em ambos os romances é construída a partir de sua relação com estruturas simbólicas de raízes andinas. As ferramentas conceituais que orientam nossa interpretação são as categorias de “transculturação” (Ortiz e Rama) e “heterogeneidade” (Cornejo Polar). Nessa linha, identificamos que a representação da herança africana nos dois romances se apropria de certos elementos culturais indígenas, o que em muitos casos implica a perda de elementos considerados originários. Esse processo influencia a configuração de uma identidade afro-andina, cuja essência não dilui as particularidades de cada sistema; ao contrário, reconhece as diferenças, valoriza a contribuição individual e, portanto, em vários casos, não está isenta de tensões ou conflitos internos.
Abstract: The present investigation analyzes the conformation of the Afro-Andean discourse in two Peruvian novels: Malambo (2001) by Lucía Charún-Illescas and Crónica de músicos y diablos (1991) by Gregorio Martínez Navarro. One of the objectives is to demonstrate that the African heritage in both novels is built from its relationship with symbolic structures of Andean roots. The conceptual tools that guide our interpretation are the categories of “transculturación” (Ortiz and Rama) and “heterogeneidad” (Cornejo Polar). In this line, we identify that the representation of the African heritage in the two novels apropriates certain indigenous cultural elements, which in many cases implies a loss of elements considered native. This process influences the configuration of an Afro-Andean identity, whose essence does not dilute the particularities of each system; on the contrary, it recognizes the differences, values the individual contribution and, therefore, in several cases, it’s not free of internal tensions or conflicts.
Subject: CharúnIllescas, Lúcia. – Malambo – Crítica e interpretação
Ficção peruana – História e crítica
Martinez Navarro, Gregório, 1942-2017. – Crónicas de músicos y diablos – Crítica e interpretação
Negros na literatura
language: spa
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47725
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.