Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47777
Type: Dissertação
Title: A criança com Síndrome de Down e o número: uma proposta de atividades inclusivas de contagem
Authors: Cláudia Cristina Teles Herthel
First Advisor: Airton Carrião Machado
First Co-advisor: Teresinha Fumi Kawasaki
First Referee: Marina de Lima Tavares
Second Referee: Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
Abstract: Hoje, nas escolas comuns, vivencia-se o processo de inclusão de crianças com deficiência, e as leis que amparam essa política dão direito de acesso, permanência e aprendizagem a todos os alunos em idade escolar, independente de suas especificidades. Com o intuito de trazer contribuições ao processo de educação matemática e favorecer a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down, essa pesquisa qualitativa na modalidade de observação participante, foi desenvolvida na educação básica, no 1º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública comum da cidade de Barbacena, MG. Toda a pesquisa foi envolvida na perspectiva sociocultural de Vigotski e demais autores; as análises basearam-se também na visão de Goos sobre a teoria de zonas de Valsiner. Para atender esse propósito este trabalho inicia com a observação das práticas pedagógicas e das ações dos alunos nas aulas de matemática e mais à frente, auxilia na compreensão das habilidades matemáticas que estão sendo trabalhadas no processo inclusivo da criança com Síndrome de Down. Identifica facilidades e dificuldades desse processo educativo com o objetivo de orientar a produção de um repertório de atividades pedagógicas inclusivas, que envolvam o eixo números e operações com ênfase nas habilidades de contagem. Esse repertório de atividades envolve todos os educandos e beneficia o acesso em igualdade de condições de participação, à criança com Síndrome de Down. As atividades foram desenvolvidas considerando as especificidades da aluna com Síndrome de Down e os desenvolvimentos reais dos alunos da turma, propiciando a todos participarem das mesmas atividades. Como resultado foi possível observar o aumento da participação, da atenção, e boa desenvoltura dos educandos. A aluna com Síndrome de Down apresentou perante as novas atividades maior interesse, atenção e independência na resolução das tarefas; interagiu mais com os colegas de classe e com a professora regente, e mesmo com o auxílio da professora de apoio nos momentos necessários, houve mais iniciativa própria ao executar o que lhe era proposto. Pôde-se observar, além das mudanças na sua participação, na Zona de Ação Promovida e na Zona de Livre Movimento, aconteceram mudanças na sua Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI). Esse repertório de atividades pedagógicas inclusivas constituiu o produto educacional – requisito para a conclusão do Mestrado Profissional – é um material impresso em forma de revista que será disponibilizado às escolas.
Abstract: Today, in common schools, the inclusion of children with disabilities is inprocess, and the laws that support this policy guarantee the right of access, permanence and learning to all school age children, regardless of their specificities. With the purpose of contributing to the the inclusion of a student with Down Syndrome, in the process of mathematical education, this qualitative research in the mode of participant observation was developed in basic education, in the first year of elementary school I, in a public school of the city of Barbacena, state of Minas Gerais, Brazil. All the research was embedded on Vygotsky and colleagues’the sociocultural perspective; the analysis were also based on Goos's view of Valsiner's zone theory. In order to fulfill this purpose, this work begins with observations of pedagogical practices and actions of the students in the mathematics classes and later assists in the understanding of mathematical abilities that are being worked in the inclusive process of the child with Down Syndrome. It identifies the facilities and difficulties of this educational process with the objective of guiding the production of a repertoire of inclusive pedagogical mathematics activities, involving numbers and operations with an emphasis on counting skills. This repertoire of activities involves all learners and benefits equal access to participation for children with Down Syndrome. The activities were developed considering the specificities of the student with Down Syndrome and the real developments of the students of the class, allowing everyone to participate in the same activities. As a result we could observe an increase in participation, attention, and good resourcefulness of learners. The student with Down Syndrome showed greater interest to the new activities, attention and independence in the resolution of tasks; interacted more with classmates and with the regent teacher, and even with the help of the support teacher in the necessary moments, there was more initiative in executing what was proposed to her. In addition to the changes in their participation in the Zone of Promoted Action and in the Zone of Free Movement, there have been changes in their zone of imminent development (ZDI). This repertoire of inclusive pedagogical activities constituted the educational product − a requirement for the completion of the Professional Master's Degree − is a printed material in the form of a magazine that will be made available to schools.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47777
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação A criança com Síndrome de Down e o Número (1).pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons