Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47798
Tipo: Dissertação
Título: Prática de arquitetura: desvio do produto para o processo
Autor(es): Larissa Guimarães Reis
Primeiro Orientador: Maurício José Laguardia Campomori
Primeiro membro da banca : Ana Paula Baltazar dos Santos
Segundo membro da banca: Iazana Guizzo
Terceiro membro da banca: Liza Maria Souza de Andrade
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de prática de arquitetura alternativa. A partir de uma análise crítica sobre a maneira convencional de projetar, predominantemente focada no produto e sem o envolvimento dos moradores, essa pesquisa traz a possibilidade de pensar e praticar o projeto como um processo, algo que para além de viável apresenta vantagens. Para discutir a necessidade de pensar e experimentar outras maneiras de projetar é feita uma reflexão sobre os impactos da nossa prática sobre o planeta e o ensino de projeto é abordado a partir de uma perspectiva decolonial como um momento crucial para repensar, experimentar e inventar outros modos de fazer. A partir da experimentação de dois métodos de projeto, o primeiro proposto pelo arquiteto argentino Rodolfo Livingston e o segundo desenvolvido pelos professores da Escola de Arquitetura (EA-UFMG) Adriano Matos Corrêa e José dos Santos Cabral Filho, no escritório Céu do Terceiro Mundo, proponho um processo de projeto que tem como principal objetivo a participação ativa das pessoas que moram ou usam o espaço como protagonistas. Assim, é feita a sistematização desse método, co-desenvolvido a partir do meu trabalho de conclusão de curso (EA-UFMG, 2019), destacando o que está por trás das estratégias e criando possibilidades para que outras pessoas possam reformular a partir do seu próprio repertório.
Abstract: This dissertation presents a proposal for an alternative architecture practice. From a critical analysis of the conventional way of designing, predominantly focused on the product and without the involvement of the residents, this research brings the possibility of thinking and practicing the project as a process, something that, in addition to being viable, has advantages. To discuss the need of thinking and experimenting with other ways of designing, a reflection is made on the impacts of our practice on the planet and the teaching of design is approached from a decolonial perspective as a crucial moment to rethink, experiment and invent other ways of making. From the experimentation of two design methods, the first proposed by the Argentinean architect Rodolfo Livingston and the second developed by the professors of the School of Architecture (EA-UFMG) Adriano Matos Corrêa and José dos Santos Cabral Filho, at the Céu do Terceiro Mundo office, I propose a design method in wich the main objective is the active participation of people who live in or use the space as protagonists. Thus, the systematization of this method is made, co-developed from my course conclusion work (EA-UFMG, 2019), highlighting what is behind the strategies and creating possibilities for other people to reformulate from their own repertoire.
Assunto: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Prática de ensino
Processo decisório
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47798
Data do documento: 24-Out-2022
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