Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47802
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Divulgação científica em podcasts: uma proposta a partir da pedagogia de projetos |
Autor(es): | Bárbara Amaral da Silva |
Primeiro Orientador: | Junot de Oliveira Maia |
Primeiro membro da banca : | Érika Amâncio Caetano |
Segundo membro da banca: | Marina Morena dos Santos e Silva |
Resumo: | Uma das grandes funções das universidades é a realização de pesquisas nas mais diversas áreas das ciências, sejam elas as ciências humanas, as ciências exatas, as ciências biológicas. Além de serem produtores de ciência, os discentes assumem outro importante papel, o de divulgadores dessas pesquisas. Entretanto, ao iniciarem o ensino superior, muitas vezes, eles são envolvidos em práticas sociodiscursivas com as quais ainda não estão familiarizados, e a divulgação científica é uma delas. Levando em conta essa demanda, nosso objetivo é apresentar uma proposta de ensino a ser desenvolvida na modalidade online da educação universitária em disciplina ligada à produção textual acadêmica. O projeto busca, nesse sentido, inserir os alunos em uma prática de letramento de divulgação científica por meio do gênero discursivo podcast. Para tanto, nossa base metodológica é a pedagogia de projetos, a partir da qual os alunos serão incentivados a produzir um podcast Expositivo/Informativo sobre temas que envolvem a divulgação científica. O produto final séra publicado no Spotify, configurandose, dessa forma, como mais uma forma de divulgar ciência. Com a proposta, acreditamos contribuir não só para ampliar o repertório de letramentos acadêmicos do aluno, como também o de letramentos digitais, trabalhando, sobretudo, com a oralidade, modalidade, por vezes, menosprezada em práticas de ensino e de aprendizagem comuns nas salas de aulas do Brasil. |
Abstract: | One of the great functions of universities is to carry out research in the most diverse areas of science, whether they are human sciences, exact sciences or biological sciences. In addition to being science producers, students play another important role, that of disseminating these researches. However, when they start higher education, they are often involved in sociodiscursive practices with which they are not yet familiar, and scientific dissemination is one of them. Taking this demand into account, our objective is to present a teaching proposal to be developed in the online modality of university education in a discipline linked to academic textual production. In this sense, the project seeks to insert students into a practice of literacy of science dissemination through the discursive genre podcast. Therefore, our methodological basis is the pedagogy of projects, from which students will be encouraged to produce an Expository/Informative podcast on topics involving scientific dissemination. The final product will be published on Spotify, configuring itself, in this way, as one more way to spread science. With the proposal, we believe to contribute not only to expanding the student's academic literacy repertoire, but also that of digital literacies, working above all with orality, a modality sometimes neglected in teaching and learning practices common in the classrooms of the Brazil. |
Assunto: | Línguas – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47802 |
Data do documento: | 3-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | TCC com ata de defesa | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons