Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47811
Type: Dissertação
Title: Bravíssimo! abandona as ideia e chuta o balde: olhares feministas sobre homens e masculinidades das juventudes socioeducativo
Authors: Izabela de Faria Miranda
First Advisor: Frederico Assis Cardoso
First Co-advisor: Guilherme de Alcântara
First Referee: Pedro Teixeira Castilho
Second Referee: Jimena de Garay Hernández
Third Referee: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os processos de socialização ligados ao gênero masculino de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, e sua relação com a prática de atos infracionais. Verificados altíssimos índices de envolvimento com a criminalidade, pelos homens, necessário se faz um aprofundamento das reflexões sobre o tema sob o viés das masculinidades. O argumento central é pautado na ideia de que a adesão à criminalidade faz parte de um processo de resistência e valorização de um modelo de hegemonia local, a masculinidade do bandido, por homens subalternizados pelas dinâmicas de hegemonia regional e global. Utilizo o conceito de masculinidade hegemônica e masculinidade subalternizada para descrever as dinâmicas dessas relações de poder que se dão entre homens e mulheres, e também entre homens e homens. Assim, a proposta é identificar os modelos de masculinidades construídos e reconstruídos pelas juventudes socioeducativo, bem como os motivos que os levam a atender determinada norma masculina de maneira mais ou menos reflexiva. São adotadas duas chaves de leitura teórica: os estudos feministas de gênero e masculinidades, inseridos no escopo da Sociologia, e os estudos feministas, relações étnico-raciais, masculinidades negras e nossamericanas, inseridos no escopo da Antropologia. Como procedimento metodológico foi adotada uma etnografia feminista, com elaboração de caderno de campo e entrevistas individuais com adolescentes do sistema socioeducativo.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo analizar los procesos de socialización vinculados al género masculino de los adolescentes en cumplimiento de una medida socioeducativa de detención, y su relación con la práctica de actos delictivos. En atención a los altos índices de implicación con la criminalidad por parte de los hombres, es necesario profundizar las reflexiones sobre el tema por medio de la perspectiva de las masculinidades. El argumento es que la adhesión a la criminalidad es parte de un proceso de resistencia y valorización de un modelo de hegemonía local, la masculinidad del bandido, por hombres subalternizados por las dinámicas de hegemonía regional y global. Utilizo los conceptos de masculinidad hegemónica y masculinidad subordinada para describir las relaciones de poder entre hombres y mujeres, así como entre hombres y hombres. Por lo tanto, la propuesta es identificar los modelos de masculinidades construidos y reconstruidos por jóvenes del sistema socioeducativo, así como las razones que los llevan a incorporar una norma masculina de manera más o menos reflexiva. Se adoptan dos claves de lecturas teóricas: los estudios feministas de género y masculinidades, insertos en el ámbito de la sociología, y los estudios feministas, relaciones étnico-raciales, masculinidades negras y nuestra americanas, en el ámbito de la antropología. Como procedimiento metodológico se adoptó una etnografía feminista, con la elaboración de un cuaderno de campo y entrevistas privadas con adolescentes del sistema socioeducativo.
Subject: Educação
Educação - Relações de gênero
Educação - Relações étnicas
Educação - Relações raciais
Masculinidade - Aspectos educacionais
Feminismo - Aspectos educacionais
Medida socioeducativa - Relações de gênero
Adolescentes (meninos) - Assistência em instituições
Juventude socialmente desajustada - Educação
Criminalidade - Aspectos sociais
Juventude e violência
Adolescentes e violência
Delinquentes juvenis - Educação
Sociologia educacional
Antropologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47811
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação e produto.pdfDissertação Bravíssimo11.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.