Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47815
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lincoln Volpini Spolaor | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7161432903094203 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giovanna Martins Viana | pt_BR |
dc.creator | Lavínia Lopes Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T13:38:05Z | - |
dc.date.available | 2022-12-07T13:38:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47815 | - |
dc.description.abstract | This study aims to feature the potential of illustration in Visual Arts teaching, in secondary school of regular education. The bibliographic research has as main objective the study of area and application forms of illustration in classroom. It is divided in three chapters: the first one is about the importance and obligation of Visual Arts Teaching in regular schools and uses of illustration, in Art Classes, nowadays. The second chapter shows the concepts, history and visual elements that compose the illustration, technics and materials, existent types and illustrators in eminence. In third chapter, it is showed the result of research about activities for application in classroom, materials of easy acquisition and evaluation of knowledge, besides the proposal of activities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo visa destacar o potencial da Ilustração no ensino de Artes Visuais, no Ensino Médio de Escolas Regulares. A pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal o estudo da área e as formas de aplicação da Ilustração em sala de aula. O trabalho é dividido em três capítulos: o primeiro aborda a importância e obrigatoriedade do ensino de Artes Visuais nas Escolas regulares e a utilização da ilustração, nas aulas de Arte, na atualidade. No segundo, apresenta-se conceitos, história, elementos visuais que compõem a Ilustração, técnicas e materiais, tipos existentes e ilustradores de destaque. No terceiro capítulo, é apresentado o resultado de pesquisa sobre atividades para aplicação em sala de aula, materiais de fácil aquisição e formas de avaliação do conteúdo, além de propostas de atividades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Planos de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho | pt_BR |
dc.title | A ilustração na sala de aula: estudo da aplicação da ilustração no ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia-lavínia lopes silva.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.