Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47866
Type: Dissertação
Title: A imagem pública de Áurea Carolina no contexto da Pandemia da Covid-19 : uma análise interseccional
Authors: Gustavo Moreira Dias
First Advisor: Paula Guimarães Simões
First Referee: Maria Terezinha da Silva
Second Referee: Vera Regina Veiga França
Abstract: O objetivo desta dissertação é investigar a construção da imagem pública da deputada federal e, então candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Áurea Carolina, no contexto das eleições municipais de 2020. O pleito ocorreu em meio à pandemia de proporções mundiais ocasionada pelo vírus SARS-Cov-2. Tomamos a pandemia como um acontecimento de escala global e a realização das eleições neste contexto como um acontecimento local, que instauraram, a partir de si, uma nova fase e contribuíram para o processo de formação da imagem pública da candidata. O trabalho discute em que medida a realização das eleições em meio à pandemia reconfigurou as possibilidades de representação e construção de sentidos em torno de Áurea Carolina. Utilizamos, ainda, o conceito de interseccionalidade como operador para entender como as condições socioeconômicas da candidata e da população durante a pandemia contribuíram para a formação da teia de significados que atuou no processo de formação da sua imagem pública. A análise foi empreendida sobre um corpus que reuniu 66 unidades de análise, coletadas a partir da cobertura dos veículos midiáticos durante as eleições e das plataformas digitais alimentadas pela candidata no mesmo período. No primeiro momento, buscamos compreender como Áurea Carolina foi retratada por outros agentes, em especial, os veículos midiáticos, os quais atuam de maneira substancial para a formação de imagens públicas de personagens políticos. Em um segundo momento, analisamos os discursos e ações da candidata por ela mesma. Em seguida, procedeu-se ao exame dos aspectos socioeconômicos e interseccionais relevantes que emergem como consequência da realização das eleições no contexto apresentado. A análise revelou o processo relacional e contextual de formação da imagem pública de Áurea Carolina. Ao mesmo passo em que é entrecortada por diversas representações, que emergem dos discursos da candidata e de outros atores e da mídia, é, também, estabelecida a partir do contexto da pandemia da Covid-19 e de suas consequências. Os valores políticos, econômicos e sociais se destacaram no contexto pandêmico, revelando um importante recorte interseccional, a partir do qual a candidata é analisada, representada e julgada politicamente.
Abstract: The aim of this study is to investigate the construction of the public image of the federal deputy and then candidate for the position of mayor of Belo Horizonte, Áurea Carolina, in the context of the 2020 municipal elections. The elections took place amidst the worldwide pandemic caused by the SARS-Cov-2 virus. We understand the pandemic as an event of global scale and the realization of the elections in this context as a local event, which established, thereafter, a new phase and contributed to the process of shaping the candidate's public image. The present work discusses to what extent the realization of the elections in the midst of the pandemic reconfigured the possibilities of representation and the construction of meanings around Áurea Carolina. We also use the concept of intersectionality as an operator to understand how the socio-economic conditions of the candidate and of the population, during the pandemic, contributed to the formation of the web of meanings that acted in the process of building her public image. The analysis was carried out on a corpus that encompassed 66 units of analysis, collected from the coverage of media vehicles during the elections and from the digital platforms fed by the candidate in the same period. Initially, we saught to understand how Áurea Carolina was portrayed by other agents, particularly, the media vehicles, whose impact is substantial for the formation of the public images of political characters. In a second moment, we analyzed the speeches and actions of the candidate concerning herself. Next, the relevant socioeconomic and intersectional aspects that emerge as a consequence of the occurrence of the elections in the presented context were examined. The analysis revealed the relational and contextual formation process of Áurea Carolina's public image. While it is intersected by various representations, which emerge from the candidate's speeches and other actors and the media, it is also established in the context of the Covid-19 pandemic and its consequences. Political, economic and social values ​​became apparent in the pandemic context, revealing an important intersectional cut, within which the candidate is analyzed, represented and politically judged.
Subject: Comunicação - Teses
Opinião pública - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Ciência política - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47866
Issue Date: 27-May-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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