Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47872
Type: Tese
Title: Partidos comunistas e educação : as escolas de formação de quadros dos partidos comunistas sul americanos.
Authors: Túlio César Dias Lopes
First Advisor: Antônio Júlio de Menezes Neto
Abstract: Os partidos comunistas sul americanos foram, em sua maioria, fundados a partir da Revolução Russa de 1917 e da formação da Internacional Comunista (1919-1943). Desde seu surgimento buscam organizar escolas de formação de quadros voltadas diretamente para a educação partidária de seus membros. Também constroem centros, fundações e institutos vinculados diretamente a estudos e pesquisas sociais, econômicas, políticas e culturais objetivando, entre outras coisas, aportar e subsidiar a formação teórica-política e cultural de seus membros, filiados/as e simpatizantes, mantendo contatos com intelectuais e pesquisadores, contribuindo para a formulação dos programas, das estratégias e táticas destes partidos. Além de desenvolver atividades de formação política os Partidos Comunistas Sul-americanos apresentam formulações e propostas educacionais, atuam no campo da educação e no mundo do trabalho e contam com diversos instrumentos de agitação e propaganda. A problemática envolvendo os Partidos Comunistas e a educação configura-se como importante temática na atualidade dada a trajetória histórica e a influência dos comunistas neste campo. O objetivo desta pesquisa foi analisar as escolas de formação de quadros destes partidos revolucionários. Utilizamos como referência teórica central, as análises desenvolvidas por Karl Marx (1818- 1883), Friedrich Engels (1820-1895), V.I.U. Lenin (1870-1924) e outros autores e autoras marxistas sobre a concepção de partido revolucionário estabelecendo sua relação dialética com a educação. A metodologia utilizada foi a realização de leituras e sistematização de documentos, resoluções e publicações dos partidos, escolas de quadros, institutos e centros relacionados à formação e à educação. Identificamos, apresentamos e analisamos diversas ações formativas e educativas desenvolvidas pelos Partidos Comunistas Sul Americanos seja através de suas instituições (escolas, centros, fundações e institutos), ou, através de suas formulações e propostas educacionais, da atuação nas entidades sindicais e estudantis vinculadas à educação e de seus instrumentos de agitação e propaganda. Na tradição revolucionária dos partidos comunistas a educação partidária exerce papel central na construção destas organizações. Através de análises comparativas destacamos os limites, as possibilidades e desafios das ações desenvolvidas pelos partidos comunistas na América do Sul no tocante a educação.
Abstract: Most of the South American Communist Parties were founded after the Russian Revolution of 1917 and the formation of the Communist International (1919-1943). Since it began, the South American communists parties, have organized the schools for training cadre focused directly on political education of their members. Its also have built centers, foundation, and institutes connected directly to studies and social, economic, political, and cultural research in order to, among many aims, support and subsidize the theoretical, political, and cultural training of their members, sympathizers, and participating affiliates, in touch with intellectuals and researchers, contributing to program formulation, strategies, and party tactics. Apart from developing political training activities, the South American Communist Parties present educational formulations and proposals, act in the field of education and in the world of work and rely on various instruments of agitation and propaganda. The problem related to the Communist Parties and education has been undestading as an important theme nowadays given the historical trajectory and the influence of communists in this field. The purpose of this research was to analyze as schools for training cadre of these revolutionary parties. We used as a central theoretical reference, the analyses elaborated by Karl Marx (188-1883), Friedrich Engels (1820- 1895), V.I.U. Lenin (1870-124) and other authors on the creation of a revolutionary party, presenting its dialectic with education. The methodology used was the readings and systematization of documents, resolutions and publications of parties, civil servants' schools, institutes and centers related to training and education. We identified, presented and analyzed several formative and educational actions developed by the Communist Parties of South America, either through their institutions (schools, centers, foundations and institutes), or through their educational formulations and proposals, through their work in unions and students conect to education and its instruments of agitation and propaganda. In the revolutionary tradition of communist parties, party education plays a central role in the construction of these organizations. Using the comparative analysis, we highlight the limits, possibilities and challenges of the actions developed by communist parties in South America in relation to education.
Subject: Educação
Partidos comunistas
Política e educação
Trabalho
Partidos comunistas - América do Sul
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47872
Issue Date: 20-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESEFINALrepositorioUFMGTCDL2022.pdfTese Túlio César Dias Lopes2.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons