Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47875
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Diversidade cultural e relações étnico-raciais na prática escolar: uma análise crítica de ações realizadas em uma escola municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Patrícia Aparecida Borges
primer Tutor: Ana Amélia de Paula Laborne
Segundo Tutor: Shirley Aparecida Miranda
primer miembro del tribunal : Fernanda Vasconcellos Dias
Resumen: Este plano de ação foi desenvolvido com o objetivo de analisar a trajetória de ações e práticas desenvolvidas por uma comunidade escolar no recorte de tempo de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2015, em uma escola municipal de Belo Horizonte, na regional Barreiro, sobre a temática de Diversidade Cultural e Relações-Étnico Raciais. A escolha da referida temática parte do pressuposto de que no espaço escolar sempre prevaleceu invisível o tema Diversidade Cultural e Relações Étnico Raciais. A participação no “Grupo de Discussão Étnico Racial do Barreiro” instigou me implementar um plano de ação que contemplasse a temática. Utilizando os livros que fazem parte do kit escolar e outros pouco utilizados na biblioteca, busquei incentivar os alunos a leitura do kit afro, levando-os a reflexão de suas origens. Em uma comunidade de predominância de afrodescendentes, mas que não se reconhecem como tal, é uma questão de direitos humanos levar os educandos a conhecer suas origens e assumir sua cultura, pois, estão impregnados da cultura hegemônica europeia. A construção de identitária é entendida aqui como processo. Entendemos que reconhecer e aceitar o pertencimento a uma cultura, a uma religião, reconhecê-la e valorizá-la com todas as suas características contribui para amenizar os preconceitos religiosos e o racismo. Quando é dada aos sujeitos a oportunidade de conhecer outras referências este poderá respeitar e valorizar a diversidade em seu mais amplo sentido, em seus mais diversos espaços. Para tal, desenvolvemos ações sistematizadas em sala de aula com a temática, bem como envolvendo a escola toda na realização de mostras de diversidade cultural ao longo desse tempo. Como resultado obtivemos uma maior integração dos três turnos da escola em relação a temática, um maior reconhecimento dos estudantes e educadores de suas origens e a implementação no plano curricular, dentro da parte diversificada a disciplina de Diversidade Cultural e Relações Étnico-Raciais.
Abstract: This action plan was developed with the objective of analyzing the trajectory of actions and practices developed by a school community from February 2010 to February 2015 in a municipal school of Belo Horizonte, in the Barreiro’s region, about subject Cultural Diversity and Relations-Racial-Ethnic. The choice of this theme assumes that school always prevailed invisible the theme Cultural Diversity and Racial Ethnic Relations. I Participate of the "Racial Ethnic Barreiro’s Group discussion" and interested me to implement an action plan contemplating the subject. I used the books that are part of Afro school kits and other underutilized in the library. I encouraged the students to read the African kit, leading them to reflect about their origins. In a community predominantly of African descent, but they do not identify as such is a matter of human rights. The students must to know their origins and assume their culture. The community is imbued with the European hegemonic culture. The construction of identity is understood here as a process. We believe that recognizing and accepting belonging to a culture, a religion, recognize it and value it with all its features contribute to ease religious prejudices and racism. When is given to the students the opportunity to know other references they can respect and value diversity in its broadest sense, in their most diverse spaces. Therefore, we have developed systematic actions in the classroom with the theme, as well as involving the whole school in cultural diversity shows over that time. As a result we obtained a greater integration of the three school shifts over the issue, greater recognition of students and educators of their origins and the implementation of the curriculum within the diverse part of the discipline of Cultural Diversity and Ethnic-Racial Relations.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47875
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Patricia Aparecida Borges.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons