Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47882
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Produção de infográficos no ensino médio: apontamentos e possibilidades de ensino transformador
Autor(es): Gabriela Oliveira Brito
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : José Ribamar Lopes Júnior
Segundo membro da banca: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de produção de infográficos a ser realizada com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, tem-se como principal objetivo contribuir no exercício da prática pedagógica de professores da educação básica, a partir da promoção de saberes teórico-metodológicos sobre a produção do gênero infográfico. Como problematização, elencou-se a seguinte indagação: Como desenvolver uma proposta de produção de infográficos no Ensino Médio na perspectiva dos multiletramentos de modo a propiciar condição da formação dos leitores contemporâneos? Dessa maneira, constitui-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica- prepositiva. Fundamenta-se teoricamente em normativas educacionais, a saber, Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017, 2018), assim como na percepção de autores, como Bakhtin (2016 [1979]). Desta forma, apoia-se metodologicamente nos estudos de Rojo (2012), Vergna (2020), Brito e Paiva (2021), Paiva, (2009, 2011, 2013, 2016, 2021), ao apontar considerações a respeito do conceito, processos de leitura e produção de sentidos do gênero discursivo infográfico. Além de Paiva e Gomes (2021), que apresentam orientações a serem consideradas pelos professores no trabalho com diferentes textos, com destaque para o infográfico. Como resultados parciais, pressupõe-se que esta proposta trará grandes contribuições não apenas para os docentes do componente de Língua Portuguesa, mas também para os professores de outras áreas, visto que adquirirão conhecimentos a respeito dos pressupostos teóricos discutidos, como a concepção da pedagogia dos multiletramentos, que ganhou notoriedade no exercício das práticas de ensino atuais. Aliás, destaca-se ainda a relevância trazida para os próprios alunos, posto que contribuirá no desempenho das competências e habilidades esperadas no processo de ensino-aprendizagem, bem como no desenvolvimento do letramento visual, digital e crítico.
Abstract: This work presents a proposal for the production of infographics to be carried out with high school students. Therefore, the main objective is to contribute to the exercise of the pedagogical practice of teachers of basic education, from the promotion of theoretical-methodological knowledge about the production of the infographic genre. As a problematization, the following question was raised: How to develop a proposal for the production of infographics in High School from the perspective of multiliteracies in order to provide a condition for the formation of contemporary readers? In this way, a qualitative research of a bibliographical-prepositional nature is constituted. It is theoretically based on educational regulations, namely, National Curricular Parameters-PCN (BRASIL, 1998), National Common Curricular Base- BNCC (BRASIL, 2017, 2018), as well as the perception of authors, such as Bakhtin (2016 [1979] ). In this way, it is methodologically supported by the studies of Rojo (2012), Vergna (2020), Brito and Paiva (2021), Paiva, (2009, 2011, 2013, 2016, 2021), when pointing out considerations about the concept, processes of reading and production of meanings of the infographic textual genre. In addition to Paiva and Gomes (2021), who present guidelines to be considered by teachers when working with different texts, with emphasis on the infographic. As partial results, it is assumed that this proposal will bring great contributions not only to teachers of the Portuguese language component, but also to teachers from other areas, since they will acquire knowledge about the theoretical assumptions discussed, such as the conception of pedagogy of multiliteracies, which gained notoriety in the exercise of current teaching practices. In fact, the relevance brought to the students themselves is also highlighted, since it will contribute to the performance of the skills and abilities expected in the teachinglearning process, as well as the development of visual, digital and critical literacy.
Assunto: Língua Portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47882
Data do documento: 24-Ago-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

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