Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359106299287113pt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Silveira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Roniere Silva Menezespt_BR
dc.creatorGabriel Reis Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682430964582013pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T20:42:25Z-
dc.date.available2022-12-12T20:42:25Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47886-
dc.description.abstractThis work proposes a reading of the work of Clube da Esquina – a musical group of Belo Horizonte – from a historical-literary perspective that makes use of the idea of “modernismo de província” (a provincial inflection of Brazilian Modernism), suggesting an approximation between Minas Gerais' musical trajectory in the decades of the 1960s and 1970s and the literary movements made in the 1920s and 1930s. With this aim, we chose as theoretical and critical references the works written by Gilles Deleuze and Félix Guattari, Ivan Marques and Santuza Cambraia Naves. At first, we discussed the methods and perspectives of the historiography of Brazilian Popular Music (MPB), in order to identify its relations with the history of literature, particularly with regard to the status it attributes to Modernism and to the “Semana de Arte Moderna”. After this, we make a reading of MPB that is guided by the eccentric position of Minas Gerais' Modernism in relation to that of São Paulo, in order to interpret the place of Clube da Esquina in musical history as that of a “canção moderna de província” (a modern provincial music). Besides, we also added interpretations based on post-structuralist theories of a Minor Literature. Finally, we analyze the records Milton (1970) and Lô Borges (1972) from a perspective that aims to identify points of destabilization of a traditional and evolutionary perspective of Brazilian musical historypt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma leitura da obra musical do Clube da Esquina – entendido enquanto grupo de músicos e letristas de Belo Horizonte – a partir de uma perspectiva histórico-literária que lança mão da ideia de modernismo de província, sugerindo uma aproximação entre a trajetória dos artistas mineiros nas décadas de 1960 e 1970 e o Modernismo feito em Minas Gerais nos anos 1920 e 1930. Para isto escolhemos como referencial teórico e crítico obras de Deleuze & Guattari, Ivan Marques e Santuza Cambraia Naves. Em um primeiro momento, são discutidos os métodos e perspectivas da historiografia da Música Popular Brasileira (MPB), de maneira a identificar suas relações com a historiografia literária nacional, particularmente no que diz respeito ao lugar que ela atribui ao Modernismo da Semana de Arte Moderna, de 1922. Passado esse ponto, é feita uma leitura da MPB que se guia pela posição excêntrica do Modernismo mineiro em relação ao de São Paulo, de modo a interpretar o lugar do Clube da Esquina na história musical como o de uma canção moderna de província. A esse ponto são acrescentadas, ainda, interpretações que se baseiam nas teorias pós-estruturalistas de uma literatura menor. Por fim, analisamos os discos Milton (1970) e Lô Borges (1972), com o objetivo de identificar seus pontos de desestabilização de uma perspectiva tradicional e evolutiva da história musical brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectClube da Esquinapt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectModernismo mineiropt_BR
dc.subjectHistória da MPBpt_BR
dc.subject.otherClube da Esquina (Grupo musical)pt_BR
dc.subject.otherMúsica popular – Brasil – História e críticapt_BR
dc.subject.otherModernismo (Literatura) – Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherSemana de Arte Modernapt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.titleCanção moderna de província: repensando o Clube da Esquina e a história da música popular brasileirapt_BR
dc.title.alternative“Canção moderna de província”: rethinking Clube da Esquina and the history of Brazilian popular musicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2890-4119pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons