Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDaniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.creatorDanilo Rodrigues Césarpt_BR
dc.creatorAna Cristina Fricke Mattept_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T21:40:12Z-
dc.date.available2022-12-12T21:40:12Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.citation.volume41pt_BR
dc.citation.issue71pt_BR
dc.citation.spage13pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47891-
dc.description.abstractThis paper aims to research two educational resources created in the ELO and Redigir projects through discursive analysis based on the French Semiotics theory. We seek to find a profile of currently available resources. This proposal is part of the project "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), supported by CNPq, that proposes the research and creation of Open Educational Resources (OER) aimed at literacy licentiate. In this first stage, research, analysis of ELO and Redigir allow to create a theoretical and practical proposal of an online environment to sharing OER found in positive and negative aspects in this research. In this analysis, from the categories: thematic, internal links, interactivity, graphic interface, creativity, language conception and educational conception, some of the results point to the need for internal links with the graphical interface and the lack of technological resources themselves to ensure interactivity.pt_BR
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo a pesquisa de dois recursos educacionais criados nos projetos ELO e Redigir para, por meio de análise discursiva, com base na teoria Semiótica Francesa, chegarmos a um perfil de recursos atualmente disponíveis. Essa proposta se insere no projeto “Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), financiado pelo CNPq, que propõe pesquisa e criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. Nessa primeira etapa, da pesquisa, a análise dos recursos ELO e Redigir permitirá criar uma proposta teórica e prática de um ambiente online de compartilhamento de REA fundamentado em aspectos positivos e negativos encontrados nessa pesquisa. Na análise feita, a partir das categorias: temática, articulação interna, interatividade, interface gráfica, criatividade, concepção linguística e concepção pedagógica, alguns dos resultados encontrados apontam para a necessidade de articulação interna com a interface gráfica e a insuficiência dos recursos tecnológicos em si para garantir a interatividade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSignopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de portuguêspt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLinguagem e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLinguagempt_BR
dc.titleUma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigirpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of educational resources for teaching portuguese: ELO and Redigirpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1861-3609pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6640-1136pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3286-7066pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa ELO e Redigir.pdf646.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.