Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47937
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dc.creatorMarisa Mendonça Carneiropt_BR
dc.creatorAna Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T22:25:32Z-
dc.date.available2022-12-13T22:25:32Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.citation.spage64pt_BR
dc.citation.epage82pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5620pt_BR
dc.identifier.issn1984-4018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47937-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é duplo: lançar luz sobre a produção de resumos de trabalhos científicos, pelo ponto de vista da sua macroestrutura; e discutir o uso de nominalizações como instâncias de metáforas gramaticais presentes nestes textos. Para isso, discutimos, primeiramente, os princípios subjacentes à escrita acadêmica, numa tentativa de associá-los à comunicação bem sucedida nesse campo. Apresentamos, em seguida, alguns exemplos de atividades de sala de aula, com o objetivo de ilustrar como alguns dos princípios relacionados com a escrita de resumos podem ser postos em prática. Com respeito às instâncias de metáforas gramaticais, chamamos a atenção para seu significado como características inerentes à escrita científica, podendo funcionar como iniciadores de tópicos e, principalmente, como importantes estratégias para uma comunicação científica bem sucedida.pt_BR
dc.description.resumoThe aim of this paper is twofold: to shed light on the production of paper abstracts from the point of view of their macrostructure, and to discuss the use of nominalizations as instances of grammatical metaphors in this text genre. In order to do so, we will first discuss the principles underlying academic writing (AW), in the attempt to associate them to successful communication in this field. We also showcase a few samples of classroom activities, aimed at illustrating how some of the principles related to abstract writing can be put into practice. With respect to the instances of grammatical metaphors, we call attention to their significance to the academic domain, functioning as topic initiators, and, most importantly, as powerful strategies for successful scientific writing.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRaídopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectAbstract productionpt_BR
dc.subjectGrammatical metaphorspt_BR
dc.subject.otherMetáforapt_BR
dc.subject.otherRedação acadêmicapt_BR
dc.subject.otherResumos - Redaçãopt_BR
dc.titleFrom the production of abstracts to instances of grammatical metaphors: some research insights to uncover the academic domainpt_BR
dc.title.alternativeDa produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1217-2160pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1857-0207pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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