Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47939
Type: Artigo de Periódico
Title: Instâncias de nominalizações e a densidade lexical do texto acadêmico: algumas implicações para o ensino
Other Titles: Nominalization instances and the lexical density of the academic text: some teaching implications
Authors: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Giovana Perini-Loureiro
Abstract: A escrita acadêmica é lexicalmente densa e a presença de instâncias de nominalização é pervasiva, fato que é aceito na literatura da área (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; MARTIN, 1993, 2008). Do ponto de vista da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), as instâncias de nominalização estão associadas ao fenômeno linguístico denominado por Halliday e Matthiessen (2014) de ‘metáforas gramaticais ideacionais’ (MGI). Partindo desse panorama teórico, o objetivo deste artigo é duplo. Primeiramente, apresentar e discutir dados sobre a presença de MGI, contendo nominalizações, em textos acadêmicos produzidos em inglês. Objetiva-se, também, apresentar e sugerir atividades de sala de aula que aumentem a consciência linguística do aprendiz sobre o uso de formas gramaticalmente metaforizadas em textos acadêmicos, particularmente em artigos acadêmicos. Os exemplos de atividades pedagógicas aqui propostos visam a um incremento no nível de proficiência linguística do aprendiz de inglês, podendo, por conseguinte, aumentar suas chances de sucesso em âmbito acadêmico nacional e internacional.
Abstract: Academic writing is lexically dense and the presence of instances of nominalization is pervasive, a fact that is accepted in the literature (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; MARTIN, 1993; MARTIN, 2008). From the Functional Systemic Linguistics point of view, instances of nominalization are associated with the linguistic phenomenon termed ‘ideational grammatical metaphors’ by Halliday and Matthiessen (2014). Starting from this theoretical panorama, the objective of this article is twofold. First, present and discuss data on the presence of ideational grammatical metaphor, containing nominalizations, in academic texts produced in English. It is also intended to present and suggest classroom activities that increase learner’s linguistic awareness of the use of grammatically metaphorized forms in academic texts, particularly in academic articles. The examples of pedagogical activities proposed here aim at an increase in the level of linguistic proficiency of the English learner, and, therefore, can increase their chances of success in the national and international academic scope.
Subject: Metáfora
Gramatica comparada e geral - Sintagma nominal
Redação acadêmica - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1847
URI: http://hdl.handle.net/1843/47939
Issue Date: 31-Dec-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do GEL
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.