Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47943
Type: Monografia (especialização)
Title: Arte na escola: a importância do conhecimento da teoria e prática no ensino da pintura
Authors: Surlane Aparecida Freire Almeida
First Advisor: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Abstract: O reconhecimento de Arte vista e entendida como área do conhecimento, tem sido nos últimos tempos objeto tanto de discussão entre os profissionais da educação quanto de análise por parte de estudiosos do processo ensinoaprendizagem. E no momento em que a realidade educacional mexe com o pensamento e ações educativas de todos os envolvidos neste processo, nada mais oportuno que questionar e analisar como vem sendo entendido e concebido o ensino de artes visuais na E. E. Arthur Antônio Fernandes, como também apresentar a aplicação da atividade prática, onde o conhecimento da teoria e a prática estejam intercalados. O texto a seguir será elaborado tendo em vista a necessidade de compreender a teoria e prática do ensino de artes visuais sob diferentes perspectivas, de modo a colocá-lo em situações que viabilizem o seu uso e a sua eficiência no processo ensino-aprendizagem. É hora de pensar numa nova maneira de ensinar artes visuais, em especial a técnica de pintura para que os mesmos possam trazer aos alunos do século XXI uma aprendizagem significativa. As questões analisadas a seguir estarão ligadas com o tema proposto, passando desde a trajetória do ensino de arte, como também o ensino da técnica de pintura e por fim a apresentação de uma atividade prática. Foi adotada a metodologia teórica e empírica, sendo assim, tudo será embasado em conhecimentos já formulados por alguns autores e por meio da conclusão da aplicação da atividade prática.
Abstract: Art recognition and understood as the area of knowledge, has been in recent times object both of discussion between the educations professionals regarding analyze by scholars of teaching-learning process. This time the educational reality changes with the educational thinking and actions of all involved in this process nothing more appropriate that to question and examine how it has been understood and designed the teaching of visual arts at E. E. Arthur Antônio Fernandes, as also present the application of practical activity, where knowledge of theory and are interspersed. The following text shall be drawn up in view of the need to understand the theory and practice of teaching Visual Arts under different perspectives, so put it in situations that make its use and its efficiency in the teaching-learning process. It's time to think in a new way to teach Visual Arts, especially painting technique so that they can bring to students of the 21st century a significant learning. The questions analyzed below are linked with the proposed topic, passing since the trajectory of art education, but also the teaching of painting technique and finally presenting a practical activity. Was adopted theoretical and empirical methodology, so everything will be based on knowledge already formulated by some authors and through the completion of the application of practical activity.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Pintura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47943
Issue Date: 8-Oct-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SURLANEAFA_MONOGRAFIAFINALREVISADA_ARA.pdf859.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.