Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47950
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O jogo como instrumento facilitador na aquisição da consciência fonológica por alunos do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) |
Authors: | Eliana Maria Da Silva E Castro |
First Advisor: | Maria Gorete Neto |
First Referee: | Eliana Almeida Guimarães |
Abstract: | Este trabalho foi realizado em uma escola pública de Belo Horizonte com um grupo de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental, participantes do PIP - Projeto de Intervenção Pedagógica. Tem por objetivo averiguar a contribuição dos jogos de alfabetização na aquisição da consciência fonológica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014. Diagnósticos da hipótese da escrita foram aplicados a fim de identificar se os alunos beneficiaram-se da situação dos jogos para reflexão fonológica e o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica. A análise aponta que todos os estudantes pesquisados avançaram na apropriação do sistema da escrita. Sendo que 10 crianças chegaram na hipótese alfabética e 2 crianças na hipótese silábica com valor sonoro. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47950 |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIANA MARIA DA SILVA E CASTRO.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License