Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47950
Type: Monografia (especialização)
Title: O jogo como instrumento facilitador na aquisição da consciência fonológica por alunos do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica)
Authors: Eliana Maria Da Silva E Castro
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Eliana Almeida Guimarães
Abstract: Este trabalho foi realizado em uma escola pública de Belo Horizonte com um grupo de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental, participantes do PIP - Projeto de Intervenção Pedagógica. Tem por objetivo averiguar a contribuição dos jogos de alfabetização na aquisição da consciência fonológica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014. Diagnósticos da hipótese da escrita foram aplicados a fim de identificar se os alunos beneficiaram-se da situação dos jogos para reflexão fonológica e o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica. A análise aponta que todos os estudantes pesquisados avançaram na apropriação do sistema da escrita. Sendo que 10 crianças chegaram na hipótese alfabética e 2 crianças na hipótese silábica com valor sonoro.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47950
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANA MARIA DA SILVA E CASTRO.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons