Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junia Maria Serra-Negrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9484828247378536pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Cristina Borges Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Aline Mansueto Mourãopt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Gonçalves Vieira de Andradept_BR
dc.creatorIury Almeida Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983621996401848pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T18:57:22Z-
dc.date.available2022-12-14T18:57:22Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47988-
dc.description.abstractTo analyze the 100 most cited articles in the area of language of children and adolescents and to verify the interface with dentistry, through a bibliometric analysis. A search was carried out of the 100 most cited articles in the language area, included in the Web of Science Core Collection database until December 2021. Four researchers performed the extraction of data that included the number of citations, title, authors, country, year, journals, study design, prevalent clinical conditions and professional area. Studies with adults and the elderly were excluded. Analyzes were performed using VOS viewer. The total number of citations ranged from 251 to 1431. Four articles were cited more than 1000 times. The most cited authors were Bishop DVM (10 articles; 3653 citations) and Tomblin JD (10 articles; 4261 citations). The institution with the highest number of publications was the University of Oxford/England (11%) followed by the University of Kansas/USA (8%). The Journal of Speech Language and Hearing Research was the journal with the highest number of publications (24%). The most frequent study design was observational (77%). The most discussed clinical conditions were autism spectrum disorder (18%) and dyslexia (14%). The most prevalent professional area was Speech Therapy (32%) and no study presented an interface with dentistry. The 100 most cited articles on language disorders are mostly observational, mainly address autism spectrum disorder and are in the field of Speech Therapy. There were no studies that presented an interface with dentistrypt_BR
dc.description.resumoHabilidades em comunicação são importantes para a promoção da saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar os 100 artigos mais citados na área de linguagem infantil (crianças e adolescentes) e verificar a existência de interface com a área odontológica. Realizou-se uma busca dos artigos mais citados na área de linguagem, incluídos na base de dados Web of Science Core Collection até o mês de dezembro de 2021. Quatro pesquisadores realizaram a extração dos dados que incluiram: número de citações, título, autores, país, ano, periódicos, desenho do estudo e área temática. Foram excluídos os artigos cujas amostras eram compostas por adultos e idosos. Redes bibliográficas foram criadas usando o VOSviewer. O número total de citações de cada artigo incluído no top 100 variou de 251 a 1431. Quatro artigos foram citados mais de 1000 vezes. A maioria dos 100 artigos mais citados foi publicada por países da América do Norte (61 artigos; 27.101citações), seguida pela Europa (37 artigos; 13.695 citações). Os autores mais citados foram e Bishop DVM (10 artigos; 3653 citações) e Tomblin JD (10 artigos; 4261citações). A instituição com o maior número de publicações foi a University of Oxford/Inglaterra (11%) e University of Kansas/EUA (8%). Journal of Speech Language and Hearing Research foram as revistas com maior número de publicações (24%). Os desenhos de estudo mais frequentes foram estudo observacionais (77%). As condições clínicas mais abordadas foram Transtorno de Espectro Autista (TEA) (18%) e dislexia (14%). As áreas que mais publicaram os distúrbios estudados foram a fonoaudiologia (32%) e a psicologia (27%). Nenhum artigo apresentou interface com a área odontológica. A análise dos 100 artigos mais citados em linguagem permitiu uma melhor compreensão da área de linguagem infantil, destacando que as áreas que mais publicaram foram a fonoaudiologia e a psicologia com maior número de trabalhos na América do Norte. TEA e dislexia foram as condições clínicas mais estudadas. Não foi observada interface com a odontologia na análise deste estudo bibliométrico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectTranstornos da linguagempt_BR
dc.subjectPesquisa multidisciplinarpt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subject.otherBibliometriapt_BR
dc.subject.otherLinguagem infantilpt_BR
dc.subject.otherTranstornos da linguagempt_BR
dc.subject.otherPesquisa interdisciplinarpt_BR
dc.subject.otherOdontologiapt_BR
dc.titleOs 100 artigos mais citados em distúrbios de linguagem em crianças e adolescentes e a interface com a Odontologia: uma análise bibliométricapt_BR
dc.title.alternativeThe 100 most cited articles on language disorders in children and adolescents and the interface with dentistry: a bibliometric analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORRIGIDO SALVO EM PDF - ENVIAR PARA COLEGIADO.pdfDissertação- Iury Rocha815.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.