Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Natália Martins Carneiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457025549019334pt_BR
dc.contributor.referee1Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santopt_BR
dc.creatorPatrícia Aparecida Alves de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T13:29:35Z-
dc.date.available2022-12-15T13:29:35Z-
dc.date.issued2011-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48020-
dc.description.abstractDichotomy between reality and practice in the teaching of the Art subject and also difficulties lived by teachers in the elementary, middle and high schools at Arcos (Minas Gerais/Brazil) are related in this monograph. In three chapters, a historical view of the teaching of Art subject, showing the political, cultural, economic and ideological context, relating facts important to the Art teaching. Facts and data were researched at three schools: “Yolanda Amorim de Carvalho”, “Julieta Ribeiro da Fonseca” e E. M. “Vera Lúcia Paraíso” all of them in Arcos. In the final chapter, concepts used and considerations about viability of Brazilian National Standards for Art teaching and also Brazilian Basic Content for Art teaching are discussed.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como principal objetivo relatar as inquietações causadas pela dicotomia entre a realidade e a legislação do ensino de Arte e as dificuldades vivenciadas pelos professores de Arte da rede municipal de Arcos. Dispõe-se em três capítulos que apresentam ao leitor um recorte histórico do ensino de Arte abordando contextos culturais, políticos, ideológicos, econômicos, etc. relatando fatos que foram relevantes a este ensino. A metodologia usada foi a pesquisa de campo nas escolas municipais de Arcos, sendo E. M. “Yolanda Amorim de Carvalho”, E. M. “Julieta Ribeiro da Fonseca” e E. M. “Vera Lúcia Paraíso”. E ao final, há uma análise dos conceitos expostos por diferentes segmentos, bem como a reflexão sobre o ensino de Arte e a viabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Conteúdo Básico Nacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectOrdenamentos legais para o ensino de artept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de arte nas séries finais do ensino fundamental: reflexões a partir de três escolaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_monografia_FINAL (1).pdf449.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.