Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48025
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de arte na Escola Estadual Cel. José Mendes Mourão - Divinópolis/MG - em 2011
Autor(es): Clisson Greco Magalhães
primer Tutor: Giovanna Viana Martins
primer miembro del tribunal : Lincoln Volpini Spolaor
Resumen: O presente trabalho tratará das dificuldades encontradas pelo professor de Arte na Escola Estadual Cel. José Mendes Mourão, em Divinópolis/MG; das dificuldades de acesso a materiais didáticos adequados, falta de formação adequada para atuar no ensino da Arte, como também da desvalorização da disciplina no contexto sociocultural das escolas públicas e da formação dos educandos que, sem uma boa bagagem cultural, oferecem uma maior resistência ao aprendizado de Arte. Investigará qual deve ser o verdadeiro papel pedagógico do ensino de Arte e quais as dificuldades encontradas pelo professor da disciplina na escola referida. Para se compreender melhor a questão proposta aqui - as dificuldades no ensino de Arte na E. E. Cel. José Mendes Mourão, em Divinópolis/MG no ano de 2011 - é necessário um contato direto com o professor da disciplina na Escola, para pesquisar a sua formação acadêmica e a prática e os métodos de aula. Através desse contato poderão ser questionados fatores importantes. A metodologia a ser utilizada nessa investigação será a entrevista escrita, dirigida ao professor, como também a análise e o acompanhamento de suas atividades propostas em sala de aula. Esse contato estreito com a prática do ensino de Arte, na E. E. Cel. José Mendes Mourão, possibilitará a presença do pesquisador em aulas e a verificação do espaço físico e de materiais didáticos direcionados ao ensino de Arte, confirmando ou não, “in-loco”, as questões levantadas.
Abstract: This paper will address the difficulties encountered by the art teacher at the State School Cel. Mourão José Mendes in Divinópolis/MG; the difficulties of access to appropriate learning materials, lack of proper training to work in the teaching of art, as well as the devaluation of the discipline in the social and cultural context of public schools and the sociocultural training of students that without a good cultural background, offer greater resistance to learning the Art. It will investigate what should be the true educational role of art education and which difficulties are encountered by the art teacher at this school. In order to better understand the question posed here - the difficulties in the teaching of art at the State School Cel. Mourão José Mendes in Divinópolis / MG in 2011 - direct contact is needed with the course instructor at the school, so that his/her academic and practical training, as well as teaching methodology can be researched. Through such direct contact, important factors can be addressed. The methodology to be used in this investigation is the written interview addressed to the teacher, as well as the analysis and monitoring of their proposed activities in the classroom. The close contact with the actual practice of teaching Arts at the State School Cel. Mourão José Mendes, shall allow the presence of researchers in the classroom and the verification of the physical space and educational materials available to the teaching of art, confirming or not, “in loco”, the issues raised here.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48025
Fecha del documento: 8-oct-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia CLISSON GRECO MAGALHÃES.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.