Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48030
Type: Dissertação
Title: Teatro negro e educação: entre políticas e corporeidades
Authors: Rosana Machado de Souza
First Advisor: Mônica Medeiros Ribeiro
First Referee: Antônio Barreto Hildebrando
Second Referee: Marcos Antônio Alexandre
Abstract: O Teatro Negro é um modo de produção artística que ainda luta por espaço, tanto para realizar suas produções quanto para o reconhecimento dessa produção. Partindo do percurso do Movimento Negro para a implementação de ações de combate ao racismo no Brasil, a Lei 10.639 tornou-se uma possibilidade de mudança desse panorama no que concerne ao ensino/aprendizagem de Arte na Educação Básica, ao tornar obrigatório o ensino de História e Cultura africana e Afro-brasileira nos currículos escolares. Por meio de uma revisão da literatura e análise de conteúdo referentes ao Teatro Negro foi feita uma reflexão a respeito da presença/ausência de informações sobre esse modo de fazer teatro nos livros didáticos de Arte aprovados no Plano Nacional do Livro Didático. A partir das análises realizadas percebe-se que o espaço destinado ao Teatro Negro nos livros didáticos ainda é tímido e que se faz necessário uma melhor compreensão do que seja o Teatro Negro tanto em sentido político, quanto em relação à corporeidade. Foi por meio das entrevistas realizadas com artistas participantes do IV Fórum Nacional de Performance Negra, que pude pensar sobre a inclusão de conteúdos acerca do Teatro Negro na Educação Básica. Proponho, portanto, uma a reflexão a partir da premissa da invisibilidade, e também das noções orientadoras de identidade e representatividade dos artistas negros, reflexão esta que pode sinalizar caminhos para a inserção dos conteúdos referentes a esse trabalho artístico no livro didático de Arte para a Educação Básica.
Abstract: El Teatro Negro es un modo de producción artística que aún lucha por espacio, tanto para llevar a cabo sus producciones como por el reconocimiento de esta producción. Partiendo del recorrido del Movimiento Negro por la ejecución de acciones en contra del racismo en Brasil, la Ley 10.639 se ha convertido en una posibilidad de cambiar esta situación en lo que respecta a la enseñanza y el aprendizaje de Arte en la Educación Básica, al hacer obligatoria la enseñanza de Historia y Cultura Africana y Afro-brasileña en los programas escolares. Por medio de una revisión de literatura y el análisis de contenido referentes al Teatro Negro se planteó una reflexión sobre la presencia / ausencia de información sobre esta forma de hacer teatro en los libros de texto de Arte aprobados en el Plano Nacional do Livro Didático. A partir de los análisis realizados se percibe que el espacio destinado al Teatro Negro en los libros de texto todavía es pequeño y que hace falta una mejor comprensión de lo que sea el Teatro Negro tanto en sentido político como en relación a la corporeidad. Por medio de entrevistas realizadas con artistas participantes del IV Fórum Nacional de Performance Negra, pude pensar sobre la inclusión de contenidos acerca del Teatro Negro en la Educación Básica. Propongo, por lo tanto, una reflexión basada sobre la premisa de la invisibilidad, y también las nociones de orientación de la identidad y representatividad de los artistas negros, la cual puede indicar caminos para la inserción de los contenidos concernientes a dicho trabajo artístico en el libro de texto de Arte para la Educación Básica.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Teatro
Material didático
Arte negra - Brasil
Racismo
Arte africana (francesa, brasileira, etc.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48030
Issue Date: 13-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Souza Rosana M Teatro Negro e Educacao entre politicas e corporeidades.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.