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Type: Monografia (especialização)
Title: Abordando sexualidade na escola
Authors: Claudiane Araújo da Silva
First Advisor: Matilde Meire Miranda Cadete
First Referee: Matilde Meire Miranda Cadete
Second Referee: Maria Rizoneide Negreiros de Araújo
Abstract: A partir da elaboração do diagnóstico situacional da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Canafístula situada em Taquarana- Alagoas percebeu-se a falta de estratégias para abordar questões sobre sexualidade na escola. Os adolescentes apresentam comportamento exacerbado quanto à sexualidade. A priorização do problema levou em consideração que os adolescentes, na maioria dos casos, não costumam frequentar os serviços de saúde em busca de informações e que a equipe de saúde não desenvolve ações voltadas para essa temática na escola. Além de considerável preocupação com a vulnerabilidade dos adolescentes em virtude dos casos de gravidez na adolescência bem como risco de transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis, este trabalho objetivou propor um plano de intervenção para criação de um espaço de reflexão e discussão sobre sexualidade na escola. Para elaboração do plano de intervenção foi utilizado o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Google Acadêmico, SciELO e LILACS, com os descritores: adolescência, sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Abordar essa temática na escola possibilita ampliar o conhecimento dos adolescentes a respeito da sexualidade para a exercerem de forma saudável. Sendo assim, explorar o ambiente escolar para trabalhar educação em saúde sobre a sexualidade se mostra como uma boa estratégia de ampliar o conhecimento dos adolescentes, inserindo os como sujeitos ativos das ações, além de favorecer a aproximação entre a equipe de saúde e os adolescentes.
Abstract: From the preparation of the situation analysis of the coverage area of the Basic Health Unit Canafístula located in Alagoas Taquarana, realized the lack of strategies to address issues of sexuality in school. Teenagers have exacerbated behavior regarding sexuality. The prioritization of the problem took into account that adolescents, in most cases, do not usually attend health services for information and that the health team does not develop actions for this subject at school. In addition to considerable concern about the vulnerability of adolescents because of cases of teenage pregnancy and risk of sexually transmitted diseases transmission, this study aimed to propose an action plan for creating a space for reflection and discussion about sexuality in school. For drawing up the contingency plan we used the method of Situational Strategic Planning (PES) and literature in Google Scholar databases, LILACS and SciELO, using the keywords: adolescence, sexuality, teenage pregnancy and sexually transmitted diseases. Addressing this issue in school helps to widen the knowledge of adolescents about sexuality to exercise healthily. So, explore the school environment to work in health education about sexuality appears as a good strategy to increase knowledge of adolescents, inserting them as active subjects of the shares, and narrow the gap between the health team and adolescents.
Subject: Adolescente
Sexualidade
Gravidez na adolescência
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48050
Issue Date: 18-Apr-2015
Appears in Collections:Especialização em Estratégia Saúde da Família

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