Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKátia Modesto Valériopt_BR
dc.creatorAndréa Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T20:33:38Z-
dc.date.available2022-12-15T20:33:38Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage313pt_BR
dc.citation.epage338pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201812252pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48074-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as semelhanças e diferenças entre a Abordagem Comunicativa, um dos mais conhecidos métodos para o ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) no mundo, e o Letramento Crítico, uma tendência relativamente recente no cenário brasileiro de ILE, conforme sugerido pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). Primeiramente, abordaremos as tradições teóricas que dão origem às duas abordagens de ensino, explicando seus principais conceitos. Depois, discutiremos as semelhanças entre as duas abordagens, assim como suas principais diferenças. Nossa pretensão é mostrar que as duas abordagens, embora diferentes em suas bases epistemológicas, não são incompatíveis, mas complementares. Finalmente, sugerimos um exemplo de uma atividade integrada que visa a conciliar os objetivos das duas abordagens.pt_BR
dc.description.resumoThe objective of this paper is to foster reflections on the similarities and differences between the Communicative Approach, one of the best-known methods for teaching English as a Foreign Language (EFL) around the world, and Critical Literacy, a relatively recent trend in the Brazilian EFL scenario, as suggested by the National Guidelines for High School Teaching (BRASIL, 2006). First, we will address the theoretical traditions that give rise to the two teaching approaches, explaining their main concepts. We will then discuss the similarities between the two approaches, as well as their main differences. We claim that the two teaching approaches, however different in their epistemological underpinnings, are not incompatible, but rather complementary. Finally, we suggest an example of an integrated activity that aims to reconcile the objectives of the two approaches.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCommunicative approachpt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.titleCritical literacy and the communicative approach: gaps and intersectionspt_BR
dc.title.alternativeLetramento crítico e abordagem comunicativa: brechas e interseçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1773-8020pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3190-7329pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Critical Literacy and the Communicative Approach Gaps and Intersections.pdf347.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.